6 brincadeiras para quando os pequenos nos acordam na cama


By patcamargoSão 7 horas da manhã daquele sabadão sem compromisso. E as crianças pulam alegremente na nossa cama: “Está de dia!”; “Tá na hora de acordar!”. Ou nosso bebê fofinho resolveu acordar e está chamando no berço. Todos passamos por isso e para não perder o bom humor (já que o sono está perdido), eu resolvi escrever sobre as atividades que funcionam aqui em casa e que ajudam a ir acordando devagarinho, na preguiça.

Mas antes, é bom falar de novo: não, você dificilmente voltará a dormir. Então, se programe para aquele cochilo no meio da tarde com as crianças e bóra aproveitar este tempo para ficar bem juntinho delas. Eu coloquei as brincadeiras em ordem da minha sonolência, ou seja, se na primeira eu estava praticamente de olhos fechados, na última já estava pronta para sair da cama!

1. Colar divertido

Especialmente na época em que meus filhos eram bebês, eu tinha um colar de contas coloridas bem grandes. Para você ter uma ideia, o maridão dizia que parecia um adereço do Cirque Du Solei 😉 Bem eu deixava o dito colar no criado mudo ao lado da cama.

Quando o Pocoyo ou uma das meninas acordavam chamando de manhã, eu os trazia para a cama e os deixava explorar o colar. Sempre dava certo e eles ficavam uns 10 minutos maravilhados, brincando. Com o tempo, eu fui trocando o objeto. Sempre escolhendo coisas seguras e preferencialmente macias, já que volta e meia eles batiam com o objeto em mim.

colar-colorido-ok

2. “Bolinha, bolinha, pluct”

Essa brincadeira é assim: você pega a mãozinha ou pézinho da criança e vai contando cada dedo, indo do mindinho para o polegar (ou do dedinho para o dedão). Em cada dedo você fala: “bolinha”. Quando chegar entre o indicador e o polegar, você escorrega seu dedo (veja no vídeo que entenderá melhor) e diz “pluct!”. Ida e volta, fica desta forma: “Bolinha, bolinha, bolinha, bolinha, pluct! Bolinha, pluct!, bolinha, bolinha, bolinha”.

Até hoje, com 5 e 3 anos, meus filhos gostam da brincadeira. E depois, um faz com o outro. Daí já vão mais 5 minutos de preguiça.

3. Massagem

A Shantala se popularizou muito como massagem para se fazer em bebês e crianças pequenas. Mas você não precisa ser nenhum especialista para fazer uma massagem simples. Aproveite este momento e faça massagem nas pernas e braços (sempre em direção às extremidades do corpo), movimentos circulares na barriga e nos ombros. Se for massagear as costas, cuidado para não pressionar a coluna. Termine pressionando as solas dos pés e as palmas da mão.

acordam na cama - massagem

Além de acordar o corpo todo, a massagem é ótima para aumentar o vínculo entre vocês. Se puder, deixe que seu filho também faça uma massagem do jeito dele em você.

acordam na cama - mão no pé

4. Cócegas

Bom, da massagem talvez seja inevitável uma boa sessão de cócegas! Diga se não é bom começar o dia sorrindo? Depois das três brincadeiras anteriores, eu já estou mais desperta, conformada e achando tudo muito bom, no final das contas. Então, vamos rir! Cócegas são excelentes exercícios para os músculos, especialmente os da face. Aproveite!

acordam na cama - henrique e sofia

5. Espreguiçar

Que tal na seqüência brincar de gato espreguiçador? A brincadeira é ver quem melhor imita o gato. Um braço, depois o outro. As pernas, a coluna (bocejo). Vire de bruços e comece tudo de novo (mais um bocejo). Estique o pescoço e o corpo todo até a ponta dos pés. Faça aquela posição em quatro apoios que os gatos fazem para terminar a espreguiçada.

acordam na cama - gato preguiça

6. Caretas e pisca-pisca

Para finalizar, uma brincadeira de piscar o olho ou fazer caretas. A esta altura, todos já estão de bom humor e as caretas ficam muito divertidas. Todo mundo ainda na cama. Concurso da careta mais feia, a mais divertida a que usa mais partes do rosto. E emende na brincadeira do pisca-pisca: as crianças precisam imitar o que você fizer com os olhos: piscar com um só, com os dois; duas piscadas seguidas rápidas e aquela piscada compriiiida.

E bom dia!

Ah! Não esqueça : ) Aqui no blog, todos os dias tem sugestões para você e seus filhos.  E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

6 Comments

Comente
  1. 2
    Daniela Neves

    Essa semana descobri uma ideia nova para a cama com meu pequeno Heitor de 6 meses. Nossa nova amiga é uma lanterna. A gente acende e mira no teto pra ele ficar distraído e fica passeando com a luz enquanto ele segue. Deu super certo pra distrair e pra ele brincar e fortalecer o pescoço. Também fizemos aquelas sombras na parede pra ele, não fiz vídeo, mas deu super certo.

  2. 6
    Clarissa

    Muito obrigada. Adorei as suas dicas. Simples e criativas. É isso que as crianças gostam e as Mamães também. Vou te acompanhar. ?

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.