Brincar de ver estrelas no céu


Uma atividade muito legal de fazer ao ar livre com as crianças é ver estrelas. Nada como um lindo céu estrelado para imaginar, rir e contar histórias. Um lençol ou edredon para deitar e temos o suficiente para brincar de ver estrelas no céu.

Se você gosta do tema, que tal imprimir alguns mapas de constelações para mostrar às crianças. Eu confesso que acho super difícil unir as estrelas no céu. Mas o Cruzeiro do Sul e as Três Marias eu “vejo” desde meus 6 ou 7 anos e até hoje encontrá-las me dá a sensação de “ah! está tudo bem!”.

Observando o céu com um “olhador”

Se a noite estiver clara, sem nuvens no céu, mesmo em metrópoles como São Paulo é possível ver as estrelas mais brilhantes. Que tal, então, fabricar uma luneta com um tubo vazio de papel toalha ou papel de embrulhar alimentos?

Passe papel alumínio em volta, na parte externa do tubo vazio. Você também pode pintá-lo das mais diversas formas. A proposta é com esta luneta focar em pequenos pedaços do céu para conhecer a Estrela Dalva (ou Estrela Polar, ou Vênus), a mais brilhante no céu do Hemisfério Sul. Também podemos ver Marte, com sua luz avermelhada, o Cruzeiro do Sul e as Três Marias. As crianças vão amar e não esquecerão tão facilmente a experiência.

Brincando de ver estrelas no céu - luneta para ver o céu

Mas nem sempre temos um céu limpo nas grandes cidades :(, então podemos brincar de ver estrelas.

Caixa de estrelas

A primeira coisa que  podemos fazer é uma caverna estrelada. Você vai precisar de:

1. uma caixa de papelão grande o suficiente para vocês caberem dentro

2. luzinhas de Natal

3. um lençol ou tecido escuro para cobrir a caixa

4. uma chave de fenda para fazer furos na caixa

Se quiser, um molde das principais constelações

Brincando de ver estrelas no céu - constelação no papel

Como quando a Patcamargo fez na casa dela ela não tirou fotos :( vou deixar o passo-a-passo com o blog HomeSchool, que inspirou a atividade.

Também dá para colocar alm0fadas ou travesseiros e um lençol dentro da caixa para vocês se deitarem e observarem as estrelas e as constelações.

Caverna estrelada

Cortina estrelada

A inspiração desta atividade veio de uma propaganda de cortinas de uma loja norte-americana. Eles fazem cortinas com tecido de blackout (aquele bem grosso e escuro que obstrui toda a claridade da janela) furadas em formato de estrelas. O efeito é muito bonito para o quarto das crianças.

Mas aqui a gente fala de brincar. Então, tive a ideia de usar um tecido preto de algodão, que também pode ser substituido por uma cartolina escura.

Brincando de ver estrelas no céu - furando o papel

Reproduzi na cartolina com lápis de cor branco aquele mapa de constelações que usei na cabana. Quem trabalha com scrapbook pode ter aqueles furadores de papel com formato de estrelas. No meu caso, usei uma chave Philips (aquela que é arredondada) comum para abrir os buraquinhos no papel. Olha no detalhe da foto uma dica para fazer os furinhos: coloque massinha sob o papel. Fica fácil de furar em qualquer ponto.

Brincando de ver estrelas no céu - furando o papel

À noite, eu colei o tecido no teto, onde tenho um spot de luz branca (não tem perigo de esquentar e queimar o tecido ou o papel). Usei fita crepe para não estragar a pintura. Apaguei as luzes e chamei as crianças.

Aha! Foi o máximo! Deitamos no chão e pudemos observar as estrelas!

Brincando de ver estrelas no céu - papel furado

Claro, óbvio, que se você tem a oportunidade de ver as estrelas reais, no céu, não perca a chance! É mágico e tanto as crianças quanto você terão um tempojunto incrível ao brincar de ver estrelas no céu! Divirta-se!

ceu estrelado

Aqui no blog, todos os dias tem sugestões para você e seus filhos. Não perca! E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

5 Comments

Comente
  1. 1
    Vitória Trindade

    INCRIVELLL ESSA IDEIA… Você poderia entrar em contato comigo por email? gostaria de tirar algumas duvidas a respeito da caixa, pois preciso fazer um TCC explicando a formação das estrelas e gostei muito dessa ideia. Por favor, entre em contato o mais breve possível , obrigada!

    • 5
      Patrícia Marinho

      Né? Brincar com as crianças faz um bem danado para a gente também. O resgate das memórias de infância é um dos benefícios!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.