Só numa cozinha com crianças sai uma Tartaruga de Chia e Aveia!


Hoje estou muito feliz em trazer para você uma nova coluna aqui no blog: o Tempojunto na Cozinha. No quarto domingo de cada mês a minha querida amiga Monica Herzer-Mitteregger vai estar aqui para falar de cozinha com crianças. Você vai poder conhecer as aventuras dela e sua linda filha Lily pelo mundo das panelas e vai poder entender, logo, logo, porque ela foi uma das fontes de inspiração para o blog. Sempre vai ter uma receita especial para você fazer com a participação ativa das crianças. Para começar, ela vai contar como fazer um pão em forma de Tartaruga. Como ela disse para mim: “É uma receita que toma mais tempo do que as outras, mas acho ideal para a ‘iniciação’ na cozinha, já que a maioria das crianças brinca de massinha e esta familiarizada com o processo e a textura.  Serve também para um dia de chuva, por exemplo, quando vc tem que inventar o que fazer dentro de casa por um periodo mais longo. :)

Coluna cozinha

Quando a Patrícia me convidou para escrever a coluna fiquei mega feliz, afinal, o TempoJunto tem um lugarzinho especial no nosso coração. Fiquei emocionada quando vi nossa bagunça no blog e em saber que servimos de inspiração pra tanta coisa bonita! (Se você não viu, pode conferir aqui)

Eu espero, de coração, que nossas histórias possam inspirar você a incluir a cozinha no seu #tempojunto com seus filhos, a usar as brincadeiras para ensiná-los sobre alimentação saudável e, acima de tudo, a se divertir com essas experiências.

 Vamos lá?

pao_1_logo

Desde bem pequena a Lily sempre esteve presente na cozinha. Com 1 ano e meio, já fazíamos a nossa massinha caseira. Fomos evoluindo, variando cores e formatos, amassando, esticando, enrolando… Depois de 1 ano de prática, Lily estava pronta para encarar um pão de verdade! E ela amou ainda mais!

Por isso, o nosso ‘Tempo Junto na Cozinha’ de hoje vai acabar em pãoquentinho!

Pão Integral com semente de Chia e Aveia

A preparação dessa receita é recomendada para qualquer idade. Quanto mais velhos os seus filhos, mais eles podem ajudar. Lily tem 2 anos e meio e participou de quase tudo! (Pra mim sobrou medir os ingredientes, o trabalho pesado com a massa e a parte do forno).
Esteja sempre atenta e não deixe as crianças sozinhas perto do forno ou fogão quente!

Você vai precisar:

–       1 kg de farinha de trigo (½ kg farinha integral e ½ kg de farinha de trigo normal)

–       1 colher de chá de sal

–       2 colheres de sopa de semente de chia

–       6 colheres de sopa de aveia

–       2 envelopes (de 10gr) de fermento seco

–       3 colheres de sopa de azeite de oliva

–       650 ml – 700 ml de água morna

–       sementes de gergelim pra ‘enfeitar’

Como preparar:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos.

Cozinha com crianças - tartaruga de chia e aveia ingredientes

Em uma caneca, misture a água e o azeite de oliva. Faça um buraco no centro da tigela dos ingredientes secos, despeje metade da mistura de água e azeite e vá mexendo para incorporar. Acrescente o restante da água e misture com a colher até quando der!

Cozinha com crianças - misturando agua com a massa

Em uma superfície limpa, polvilhe um pouco de farinha e trabalhe a massa até que ela esteja lisa e não grude mais nas mãos.

Coloque em uma vasilha, cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de volume (mais ou menos uns 40 minutos).

Cozinha com crianças - massa

Enquanto isso…

Enquanto a massa está crescendo, vocês podem planejar e desenhar as formas que o pão vai ter. Pode ser uma lagarta, uma tartaruga, um trem… qualquer coisa! Nós fizemos bonecos de neve.

Se ainda estiver em tempo, que tal fazer coelhos e servir no café da manhã do domingo de Páscoa? Tenho certeza que as crianças ficarão super orgulhosas J

De volta COM A MÃO NA massa!

Polvilhe novamente a superfície de trabalho com farinha e volte a trabalhar a massa. Agora é hora de mais diversão! Hora de amassar, enrolar e moldar as formas que vocês desenharam.

Cozinha com crianças - lily amassando

Coloque os pães em uma forma forrada com papel manteiga, polvilhe com as sementes de gergelim e leve ao forno DESLIGADO, para crescer mais uma vez.

Depois de uns 40 minutos você vai perceber que os pães já cresceram. Lily adorou ver que os bonecos de neve tinham ficado gordinhos! Na verdade, depois que cresceram ficaram mais parecidos com tartarugas então, no fim das contas, ela disse que tinha feito tartarugas!

Cozinha com crianças - paes formato tartaruga

Ligue o forno e regule a temperatura para 180 graus. O tempo que o forno precisa para aquecer é tempo suficiente para os pães crescerem mais um pouquinho. (O tempo de assar vai depender das formas e tamanhos que vocês fizerem).

Quando estiverem escurinhos, está pronto!

Lily levou as tartarugas para a escolinha e dividiu, orgulhosa, com os coleguinhas!

Cozinha com crianças - tartaruga de chia e aveia

Nota da Patrícia Marinho:
A Mônica escreveu um ebook muito legal sobre como ajudar as crianças a ter hábitos alimentares saudáveis. Se você quer que o seu filho se alimente melhor mas não sabe como, este livro é para você. Ele traz  18 dicas e orientações para papais e mamães sobre questões relacionadas a alimentação e ainda um conjunto de atividades e brincadeiras para que pais e filhos juntos aprendam sobre o assunto. Tenho certeza de que depois de conhecer a Turminha da Saúde, personagens criados pela Mônica para apresentar os grupos alimentares, vai ficar mais fácil e prazeroso fazer as crianças comerem bem. Para adquirir o seu exemplar de “Alimentação com Saúde e Diversão” e recebe-lo por email, basta clicar aqui.

Ah! Se você gostou dessa dica e não quer perder nenhuma novidade do Tempojunto, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

Cozinha com crianças - Mo e Lily

Monica Herzer-Mitteregger é mãe da Lily e mais uma brasileira vivendo em terras estrangeiras. Saiu do Brasil em 2008 e hoje mora em Graz, na Áustria. Publicitária por mais de 15 anos, desde 2014 tem se dedicado às suas panelas e à Nutrição Infantil. Suas experiências e aprendizados ela compartilha no blog Kids & Kitchen – um espaço criado para promover a alimentação saudável e ajudar mamães e papais a criar novos hábitos para a família toda.

 

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.