5 Ideias criativas usando massinha caseira para fazer com crianças


Sim! Porque toda criança ama brincar de massinha! Quando eu era pequena, eu criava festinhas e animais usando massinha colorida e chegava até a economizar massinha pra sobrar pro dia seguinte! Era um drama quando eu misturava as cores e não podia mais aproveitar.

Mas sabia que nós podemos fazer brincadeiras com massinha caseira? Você se lembra do post em que eu conto sobre a Monica e sua filha Lily, que brincou de massinha caseira? Lá ela mostra como fazer. Mas se você quiser dar uma olhada nesse video do Tempojunto, o tutorial está aqui:

E também foi naquele post da Monica que eu decidi que Domingo seria, oficialmente, o dia da bagunça! Então hoje é dia de mostrar ideias bem de bagunça mesmo, usando a massinha, mas que proporcionarão a oportunidade perfeita pra passar um tempo gostoso com os filhos e fazer muita brincadeira bacana nesse Sábado e nesse Domingo.

A massinha caseira é um material super versátil, que  dá opções infinitas de brincadeiras. Hoje vamos usar legos, animais, talheres, dinossauros e tudo que tem direito.. quer ver?

1- Formas com legos e massinhas

Ideias criativas usando massinha caseira para fazer com criança - usando lego com massinha caseira

A ideia do Playtrains é simples: tem lego? Tem massinha? Então põe os dois na mesma brincadeira! E dela surgem os trenzinhos, prédios e pequenas cidades. O legal é que a massinha dá a versatilidade que o lego não tem, já que é possível moldar formas diferente. E, com isso, se chega às criações mirabolantes sem fim!

2- Formas animais em massinha

Ideias criativas usando massinha caseira para fazer com criança - impressão de animais na massinha caseira

Que tal tirar o molde dos animais em massinha? As crianças podem brincar com essa ideia do Simplefunforkids de imprimir na massinha as formas dos animais. É muito básico, mas garante diversão pro dia inteiro! E ainda é legal brincar de adivinhar qual o animal utilizado de acordo com a forma que ficaria na massinha.

3- Fazendo o jantar

Ideias criativas usando massinha caseira para fazer com criança - brincando de fazer o jantar

Essa atividade tem que tomar cuidado, mas é bem legal pra ensinar o uso da faca e do garfo. A massinha serve de matéria prima, de acordo com a ideia do Here Come the Girls, para um jantar especial. Dá pra fazer ervilha, salsicha e tudo mais que você quiser! As crianças podem inventar todo tipo de refeição.. só não vale comer de verdade! Com isso, elas pegam mais prática do garfo e da faca, com em um jantar verdadeiro!

4- Contando dinossauros

Ideias criativas usando massinha caseira para fazer com criança - usando folha impressa e massinha caseira

Printable Contando dinossauros

Printables no site original

A Craftulate mostra que a massinha pode ajudar no aprendizado também. Para isso, eles oferecem esses printables (folhas para imprimir aí em cima)  mostrando dinossauros e espaços pra crianças botar as bolinhas de massinha. Isso auxilia no aprendizado dos números, pois vira um exemplo prático de como contar e como enxergar a quantidade de cada um. Legal, né?

5- Monstrinhos malucos com tudo que você tem!

Ideias criativas usando massinha caseira para fazer com criança - fazendo monstarinhos com vários elementos

Por fim: você não tem absolutamente nada aí das outras ideias, só a massinha? Que tal juntar tudo, criar um set de diversos restos de material e promover o concurso de monstrinhos coloridos e criativos de massinha? Nessa atividade promovida pelo Powerful  Mothering, é simples assim! E ainda fica legal, de tanta coisa maluca que fica junto com o monstrinho ou animalzinho. Os olhinhos dão um toque especial (-;

Espero que estas dicas ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

Bom fim de semana de massinha!

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.