Uma brincadeira para experimentar novos sabores


By patcamargo

Quantos de nós já não tivemos dificuldade de fazer as crianças experimentarem novos alimentos? Pois eu cheguei à conclusão que na maioria das vezes a recusa vem por dois motivos: o receio do novo e o que eles estão vendo no prato.

Daí que eu adaptei uma dinâmica que costumava fazer com grupos de jovens e transformei em uma brincadeira dos sabores. Além de ajudar a desenvolver os sentidos do olfato e paladar, dá aquela força para incluir alimentos diferentes no cardápio das crianças.

Eu chamei a brincadeira de “advinha que sabor tem”. Eu separo três alimentos do mesmo tipo, ou seja, 3 frutas, 3 legumes, 3 cereais. Também podem ser misturas, como banana com mel, iorgute com mel, granola com mel. Em resumo, as variações podem ser tão infinitas quanto são os tipos de comida.

Coloco cada um em potinhos separados.

Uma brincadeira para experimentar novos sabores - frutas

O segredo é que eu sempre incluo duas coisas que sei que eles gostam e uma nova. Nesta caso abaixo, a novidade foi a abobrinha. Na foto acima, o sabor diferente era de framboesa.

Uma brincadeira para experimentar novos sabores - legumes

Eu também deixo separado máscaras que servem como venda. Mas pode ser qualquer venda. Então, cubro tudo e chamo as crianças.

Eles adoram brincar de adivinhar os sabores. Muitas vezes eles acertam. Mas é engraçado quando eles experimentam o que é novo e chutam o que é. Já teve figo com gosto de goiaba ou kiwi; manga com sabor de abacaxi.

Uma brincadeira para experimentar novos sabores - provando

Está certo que algumas vezes eles cospem o que experimentaram. Tudo bem. Não dá para exigir que eles gostem de tudo, não é? Mas a menos eles experimentaram. E rimos muito com a gincana dos sabores!

Uma brincadeira para experimentar novos sabores -crianças provando

A próxima coluna do Tempojunto na cozinha (já conhece?) vai ser justamente sobre esta questão de fazer a criança se interessar pela comida e com isso melhorar os seus hábitos alimentares.

Tem muito mais dicas de brincadeiras aqui no site. É só usar uma das nossas ferramentas de busca para encontrar o que precisa. E também dá para assinar a nossa newsletter, Assim você recebe notícias exclusivas e não perde nada do que aconteceu!

 

1 comment

Add yours

+ Leave a Comment