Criança na cozinha: comprando, provando e brincando com salada!


Coluna cozinha

 

O “Tempojunto na Cozinha” desse mês é um pouco diferente: a receita é, na verdade, a coadjuvante. O foco de hoje é na atividade como um todo, desde comprar os ingredientes até degustar e brincar com o ‘resultado’.

Criança na cozinha: comprando, provando e brincando com os alimentos - saladas

É comprovado por pesquisas que envolver as crianças nas atividades da cozinha desperta o interessa em provar alimentos novos e ajuda a desenvolver hábitos alimentares saudáveis.

E isso inclui ir às compras! Transforme a ida à feira ou ao supermercado em um passeio exploratório: explique sobre os alimentos, descubram juntos cores e texturas e escolham os ingredientes que vocês vão usar para a receita de hoje.

salada_titulo

Nós utilizamos:

– Tomate cereja (amarelos e vermelhos)
– Mini mozzarella fresca
– Azeitonas verdes (sem caroço)
– Manjericão fresco
– Macarrão colorido de letrinhas (aqui pode ser qualquer macarrão que seja divertido para seus filhos, se você não encontrar nada diferente não tem problema! Use a imaginação e transforme fusili em parafusos ou farfale em elegantes gravatas J)

Para temperar, azeite de oliva extra virgem, sal e um pouco de suco de limão.

DICA! Se você acrescentar uma fonte de proteína, essa salada se torna uma refeição completa! Pode ser frango desfiado, ovo cozido, atum em lata ou grão de bico, por exemplo.

Para preparar:

Cozinhe o macarrão e deixe esfriar. Enquanto isso, prepare os demais ingredientes. Eu deixei tudo lavado e aí separamos os ingredientes em pequenas tigelas para facilitar a ‘mistura’.

Criança na cozinha: ingredientes para a salada

Outra dica: use uma tigela grande para evitar maiores lambanças!

Deixe que os pequenos combinem os ingredientes nas quantidades que quiserem e aproveite o processo para descobrir o que eles gostam mais, o que não gostam e porque gostam ou não.

Brincando, comprando e provando saladas com crianças - lily preparando

salada_manjericao

Depois de tudo misturado e temperado, tem mais brincadeira!

Brincadeira Gostei ou não gostei?!

gostei ou nao

Você vai precisar:
– tabela de avaliação (pdf para download aqui: Tabela – gostei ou não gostei)
– venda para os olhos (opcional, funciona melhor para crianças maiores)

Para ficar ainda mais divertido, você pode convidar alguns amiguinhos para participar da brincadeira. A ideia é simples: avaliar os ingredientes separadamente, de olhos vendados e depois marcar na tabela se gostaram ou não (notas de 1 a 5, de acordo com as caretas da maçã).

Você pode ajudar fazendo perguntas como: o que você acha que é o que você acabou de comer? Era doce ou salgado? Você já comeu isso antes?

Muita gente defende estratégias mirabolantes para ‘esconder’ ou disfarçar os legumes e verduras. Eu acho que, com um pouco de jeito e criatividade, as crianças podem descobrir o verdadeiro sabor dos alimentos antes de afirmarem se gostam ou não gostam de alguma coisa.

Espero que a atividade de hoje renda um bom Tempojunto na Cozinha para vocês assim como rendeu por aqui! (confesso que a salada se foi tão rápido que eu não cheguei na vez de provar!)

A única coisa que a Lily não comeu foram as folhas de manjericão (que ela chamou de ‘salada’ e falou que não gostou). A mozzarella fresca era um sabor e textura novos, ela ficou um pouco desconfiada, não sabia bem o que era… aí explicamos que era queijo (que ela ama) e aí ficou tudo bem. :) Tomates ela gosta e come sempre, e azeitonas verdes são as preferidas!

brincando com salada - lily provando

Uma última dica!
Você pode utilizar essa brincadeira para introduzir alimentos novos para seus filhos. Misture sempre sabores e coisas que eles conheçam e gostam, com novidades ou alimentos que eles dizem não gostar. Algumas sugestões e mais sobre o assunto você encontra aqui.

Nota da Patrícia Marinho
A Mônica escreveu um ebook muito legal sobre como ajudar as crianças a ter hábitos alimentares saudáveis. Se você quer que o seu filho se alimente melhor mas não sabe como, este livro é para você. Ele traz  18 dicas e orientações para papais e mamães sobre questões relacionadas a alimentação e ainda um conjunto de atividades e brincadeiras para que pais e filhos juntos aprendam sobre o assunto. Tenho certeza de que depois de conhecer a Turminha da Saúde, personagens criados pela Mônica para apresentar os grupos alimentares, vai ficar mais fácil e prazeroso fazer as crianças comerem bem. Para adquirir o seu exemplar de “Alimentação com Saúde e Diversão” e recebe-lo por email, basta clicar aqui.

Cozinha com crianças - Mo e Lily

Monica Herzer-Mitteregger é mãe da Lily e mais uma brasileira vivendo em terras estrangeiras. Saiu do Brasil em 2008 e hoje mora em Graz, na Áustria. Publicitária por mais de 15 anos, desde 2014 tem se dedicado às suas panelas e à Nutrição Infantil. Suas experiências e aprendizados ela compartilha no blog Kids & Kitchen– um espaço criado para promover a alimentação saudável e ajudar mamães e papais a criar novos hábitos para a família toda.

2 Comments

Comente
  1. 1
    ceidimar

    Boa tarde, é tudo o que eu precisava para melhorar minhas atividades juntos as crianças, pois eu trabalho com a pastoral da criança em minha comunidade Sta Teresinha! E tbm estou fazendo o segundo período CN e em breve,na graça de Deus irei trabalhar como professora e vocês estão me ajudando muito Eu também estou indicando o seu site para algumas amigas e professores. Só tenho a agradecer e parabenizar a todos pelo belíssimo trabalho. E desde já agradeço a todos por tanto empenho com nossas crianças Fiquem com Deus e mas uma vez parabéns!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.