Brincadeiras mágicas com as tintas dançantes


By patcamargoEu acho fantástico quando uma brincadeira envolve ciências e cria momentos de encanto para as crianças. É incrível poder oferecer a elas instantes de pura magia. E foi o que eu fiz em casa, brincando de tintas dançantes. A tinta dançante eu vi em uma reunião de pais da escola dos meus filhos.

A atividade foi feita com o pessoal da turma do Pocoyo (5 anos)  e eu achei que seria ótima para fazer com as meninas (3 anos).

Para esta brincadeira-experiência você vai precisar de:

  • 1 prato raso grande
  • leite
  • corante de alimento
  • detergente de cozinha
  • cotonete

Brincadeiras mágicas com as tintas dançantes - material

Coloque um pouco de leite no prato e pingue gotas de corante de alimento, deixando uma cor bem longe da outra. Eu fiz com três cores para ficar bem colorida, mas você pode fazer como achar melhor.

Brincadeiras mágicas com as tintas dançantes - cotonete na tinta

É hora de chamar as crianças para fazerem a mágica das tintas dançantes. Dê a cada uma um cotonete e peça para mergulharem uma das pontas do algodão em um pouco de detergente.

Contem até três e coloquem o cotonete bem na vertical no prato, e divirtam-se com a mistura linda que as tintas farão.

Brincadeiras mágicas com as tintas dançantes - mexer na tinta

Olha só a alegria das meninas quando descobriram a mágica acontecendo!

Tem mais dicas de brincadeiras como esta no Pinterest do Tempojunto. Dá uma chegadinha lá! Ah!  E aqui no blog, todos os dias tem sugestões para você e seus filhos. Não perca! E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

6 Comments

Comente
    • 4
      Poliana Marques

      Olá, Giseli, a brincadeira da tinta mágica não dá para fazer com guache. Precisa ser com corante de alimento mesmo, pois o guache é muito pesado e não vai “se mover” só com a força da mistura dos outros ingredientes no prato 🙂

    • 6
      tempojunto

      Olá, João, trata-se de um processo químico. O leite e a tinta formam o que a química chama de tensão superficial pela força de atração das moléculas. Quando você acrescenta o detergente essa tensão se rompe e as tintas “explodem”. Espero que goste de fazer essa experiência que é super divertida!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.