Livro brincante: Pirapora para brincar de entender o mundo


A escritora Janine Rodrigues tinha uma vontade grande de escrever quando era criança. “Eu realizava algumas atividades infantis em escolas como voluntária e tinha algumas histórias escritas”, conta.

Livro brincante - Pirapora para brincar de entender o mundo - Jeanine

Ela decidiu, então, enviar as histórias para editoras e desta forma publicou o No Reino de Pirapora. Ao mesmo tempo, ela passou a estruturar as atividades infantis que realizava em oficinas ludicas e surgiu a Piraporiando, que une a leitura com a brincadeira para que as crianças se identifique com os personagens da história e possam se posiciona diante dos assuntos abordados. No Reino de Pirapora, por exemplo, fala de lidar com as diferenças. Veja o que Jeanine conta sobre esta história:

 

Capa-No-Reino-de-Pirapora

A partir desta história, Janine trabalha com as crianças construindo com tecidos, cartolina e papéis o cenário e os personagens do Reino de Pirapora, trabalhando os dois lados da discriminação. A autora explica como a gente pode reproduzir em casa a mesma brincadeira e que pela brincadeira é possível perceber sinais das crianças e descobrir a visão dela sobre sentimentos e opiniões:

Janine explica como é importante mostrar para a criança o valor da leitura de maneira paulatina, sem pressão.

O segundo livro da escritora, lançado no ano passado, é As Duas Bonecas Azuis. Neste trabalho Janine aborda o medo do desconhecido ao contar a história de uma menina que ouve as bonecas azuis chamando para brincar. Mas como está escurecendo, as sombras dão a impressão que as bonecas não têm boca, o que afasta a menina.

Quando a menina decide ver a situação de outra forma e resolve encontrar as bonecas azuis em plena luz do dia, ela percebe que tudo não passava de ilusão de ótica e as bonecas tinham, afinal, boca.

As-Duas-Bonecas-Azuis

“Quando eu trabalho com as bonecas azuis, converso sobre o experimentar coisas novas sem medo. A criança pode até não gostar, por exemplo, de uma comida que experimentou. Mas o preconceito contra o que não conhece é que não é legal”, explica.

Janine leva o trabalho da Piraporiando com os livros para instituições, escolas, empresas em todo o Brasil. contato@piraporiando.com

Crédito da fot de capa: Jornal O Globo

Se você quiser acompanhar todos os posts do Tempojunto, inscreva-se na nossa newsletter semanal e receba tudo por email.

Foto de capa: O Globo

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.