Brincadeira para pais e filhos contarem uma história com música

Brincadeira para pais e filhos contarem uma história com música


By patcamargo

Será que você é como eu que tinha em casa uns disquinhos coloridos com histórias clássicas contadas com bastante música? Independentemente disso, acho que você se lembra de músicas como o tema da Branca de Neve (Someday my prince will come), dos anões (Eu vou! Eu vou!), dos Três Porquinhos (Quem tem medo do lobo mau, lobo mau!). Além de ajudar a contar uma história, estas canções ficam guardadas na memória de uma forma muito especial.

Por isso hoje na minha coluna de música resolvi falar sobre a brincadeira para pais e filhos contarem uma história com música. Mais especificamente Chapeuzinho Vermelho. É possível contar praticamente o conto todo com as canções. Gosto sempre de lembrar que para cantar para e com as crianças ninguém precisa ser músico e nem muito afinado. Isto é irrelevante (mesmo) para seus filhos. O mais importante é trazer para a rotina de vocês um pouco de música. Nos primeiros posts que escrevi sobre isso eu falei bastante a respeito dos benefícios da música e do vínculo criado entre pais e filhos por este contato musical. Vale à pena ler o que dizem os especialistas em desenvolvimento infantil.

Brincadeira para pais e filhos contarem uma história com música-violao

Bom, voltando ao nosso assunto, as minhas filhas estão lendo na escola o livro do Chapeuzinho Vermelho. Por isso, as canções deste contos de fadas viraram corriqueiros em casa. A história começa com a menina conhecida como Chapeuzinho recebendo da sua mãe as recomendações para levar biscoitos (doces, bolos) para a vovó que está doente. E apesar da mãe pedir que a menina evite a floresta e pessoas estranhas, Chapeuzinho sai tranquila e cantando

Brincadeira para pais e filhos contarem uma história com música - cifra chapeuzinhoPela estrada a fora, eu vou bem sozinha

Levar esses doces para a vovozinha
A estrada é longa (ela mora longe), o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente

 

 

 

 

 

É então que a menina encontra o lobo mau, que descobre as intenções de Chapeuzinho e resolve acabar com a festa.

Brincadeira para pais e filhos contarem uma história com música- cifra do lobo mauEu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau

Eu pego as criancinhas pra fazer mingau
Hoje estou contente, vai haver festança
Tenho um bom petisco para encher a minha pança

 

 

 

 

Acho que você já sabe o restante da história, não é? Mas o que esqueci e fiquei muito contente em relembrar com minhas filhas foi a música dos caçadores que, ao final, celebram o fim feliz do conto de fadas.

Brincadeira para pais e filhos contarem uma história com música - cifra dos caçadoresNós somos os caçadores e nada nos amedronta

Damos mil tiros por dia, matamos feras sem conta
Varamos toda floresta, por mares e serranias
Caçamos onça pintada, pacas, tatus e cotias

(Chapeuzinho)
O lobo mau já morreu, agora estamos em festa
Posso brincar com as crianças
E passear na floresta

 

 

 

 

 

 

A Cururuca se embaraça um pouco ainda com esta letra, mas dá para entender rsrsr

Eu sugeri a história da Chapeuzinho Vermelho, mas você pode escolher qualquer outro conto de fadas para cantar a seus filhos. Tem alguns que são praticamente um musical. Então, limpe a garganta e vamos cantar com as crianças!

Esqueci de perguntar se você assinou a nossa Newsletter. Sabe que muitas das pessoas que chegam aqui curtem muito a ideia de receber nossos posts de uma só vez, semanalmente, no e-mail. Se este é seu caso, increva-se. Não custa nada.

 

 

2 comentários

Deixe seu comentário

+ E aí, o que você achou?