Mais três caçadas ao tesouro com crianças pequenas

Mais três caçadas ao tesouro com crianças pequenas


By patcamargo

Eu sempre gostei de fazer caçadas ao tesouro. Mas em geral é difícil conseguir que crianças entre 2 e 4 anos sigam instruções de pistas sem se distraírem ou cansarem do jogo depois da segunda rodada. Eu tentei algumas fórmulas diferentes com meus filhos, e eu vou contar para você as que deram mais certo por aqui.

Se seus filhos são maiores, a Patricia Marinho fez um post bem legal com pistas super criativas para uma busca ao tesouro.

Seguindo o barbante às cegas

Nesta primeira caçada você irá precisar de barbante, papel, caneta (para escrever as atividades ou pistas), fita crepe, venda para os olhos e o tesouro.

Mais três caçadas ao tesouro com crianças pequenas - materiais

Passe o barbante por vários locais da casa ou de uma área livre (como um parque ou o quintal) formando uma teia. Espalhe pelo fio três ou quatro pistas no máximo. Mais do que isso, as crianças se dispersam. Na verdade, eu não coloquei pistas, mas atividades para elas cumprirem antes de continuar o caminho.

Mais três caçadas ao tesouro com crianças pequenas - barbante passado

Mais três caçadas ao tesouro com crianças pequenas - mao no barbante com pista

Com a caçada pronta é hora de chamar as crianças para brincar. As meninas ficam tão ansiosas que é até difícil ficarem paradas para colocar as vendas. Fica mais divertido se você conseguir cobrir os olhos delas antes de verem o percurso.

Mais três caçadas ao tesouro com crianças pequenas - meninas com a venda

Dá uma olhada neste vídeo aqui como foi a brincadeira.

Com fotos do celular

Nesta segunda brincadeira, eu usei o celular e só isso! Bom, também tinha o tesouro, não é? Primeiro eu fiz fotos dos locais onde estavam escondidas as pistas. Se seus filhos forem pequenos como a Cururuca e a Potchochenca (de 4 e 3 anos) é melhor fotografar lugares que elas conheçam. Quando o Pocoyo brinca junto eu uso um ou dois lugares que eles precisem procurar para reconhecer.

Tire uma foto também do lugar onde está escondido o tesouro.

Mais três caçadas ao tesouro com crianças pequenas - celular com foto na mao

Feito isso, vamos começar o caça tesouro. Mostre para as crianças a foto do local com a pista e deixe-as encontrar. A cada pista que elas conseguirem descobrir você mostra um pedaço da foto do local onde está o tesouro.

Mais três caçadas ao tesouro com crianças pequenas - brincadeira acontecendo

Novamente, eu uso no máximo 3 ou 4 pistas antes de mostrar o lugar ou eles perdem o interesse. Mas neste caso, você vai ver no vídeo que o que menos aconteceu foram crianças entediadas.

Os caçadores de tesouros da Dora Aventureira

Você conhece o desenho Dora Aventureira? Ele tem este jeitinho de caça ao tesouro, com atividades para as crianças cumprirem antes de passar para a próxima etapa. Eu fiz uma brincadeira inspirada no desenho e deu muito certo em casa. É outra sugestão que você pode usar para propor um dia diferente dentro ou fora de casa.

Férias em casa com gostinho de viagem - desviando das cadeiras

Estas foram as três caças ao tesouro que eu inventei aqui em casa e que funcionou bem com crianças pequenas. Quando eu trabalhava com grupos maiores de crianças, também entre 4 e 6 anos, esta brincadeira dava certo sempre!

Ah! E se você quer ter nossas dicas reunidas num só lugar e guardadas com você para consultar mais tarde, é só se cadastrar na nossa Newsletter. É semanal, gratuita e você não perde nada do Tempojunto.

2 comentários

Deixe seu comentário
  1. 1
    Joelma

    Ola! Eu vim pesquisar ideias de caça ou tesouro, pq meu filho e os amigos adoram, mas eu já estava sem ideias. não espera encontrar um site tão maravilhoso com este!!!! parabéns! Além de sair com várias ideias para a brincadeira de caça ao tesouro, eu descobrir o site que é demais! Valeu! bus

+ E aí, o que você achou?