Férias em casa com gostinho de viagem


By patcamargo

Eu já escrevi dois posts com este tema porque aqui em casa nem sempre a gente tem como viajar durante as férias ou feriados com as crianças. Mas a gente sempre dá uma jeito de fazer alguma coisa em casa mesmo, mas que tenha um gostinho de viagem e aventura.

Pode ser um acampamento, arrumar a mochila do aventureiro, fazer uma “discoteca” ou um piquenique que já mudamos a cara do nosso dia a dia. Hoje eu trouxe mais 5 sugestões de brincadeiras que podemos fazer em casa para agitar as férias!

1. Patinação de meia

Eu desconheço uma criança que não curta escorregar pelo chão da casa. Brincar de patinar é muuito gostoso e pode ser bem seguro se você planejar antes. Em casa, eu afastei a mesa de jantar e o sofá para bem no cantinho. Tirei os tapetes e afastei qualquer coisa que pudesse atrapalhar. Formei um corredor que acabava num espaço vazio.

Daí chamei as crianças e coloquei meias em cada um. Eu prefiro meias de algodão. As de lã escorregam mais, porém, como eles ainda estão com 5 e 3 anos, acho mais seguro. Olha só os pezinhos dos três prontos para começar. Ah! Eu também coloquei a minha.

Férias em casa com gostinho de viagem - meias

Confesso que as fotos desta brincadeira ficaram horríveis. Explico. É muito difícil tirar fotos das crianças patinando na sala. Eles não param! E para falar a verdade, eu também estava com mais vontade de escorregar e rodopiar com eles que ficar me contorcendo procurando um ângulo bom. Então, não reparem, tá?

Férias em casa com gostinho de viagem - brincando com meia

Também adicionei um elemento na brincadeira: fitas, destas que vem em caixas de presentes. Ficou mais incrível ainda!

 

2. Globo de neve

O Pocoyo, a Cururuca e a Potchochenca ainda não têm o hábito de fazer as memórias das viagens. Por isso, eu deixei o globo de neve (ou um diário de férias) como sugestão para daqui há um ou dois anos. Mas na sua casa pode ser diferente e o globo de neve é uma sugestão muito legal de lembrança dos locais que vocês visitaram, mesmo não saindo da sua cidade.

Para fazer um globo você precisará de:

Um potinho de comida infantil com tampa

Água

Cola super forte ou epoxi

Glicerina

Gliter ou purpurina

A figura que você quer colar no globo

A primeira coisa é colar do lado de dentro da tampa a figura que irá no globo. Pode ser um boneco de brinquedo, um enfeite de plástico uma lembrança do local onde estiveram. Só precisa ser resistente à água. Depois, acrescentar água, glicerina e o gliter ou purpurina. E pronto! As medidas certinhas de cada elemento você encontra neste post da Craftaholics.

Férias em casa com gostinho de viagem - globo de neve

3. Turista na cidade

Sim, você já deve ter ouvido esta sugestão antes. Mas a minha dica é para dar a seu filho a aventura de seguir um mapa e encontrar o caminho conforme as suas indicações. Além de ser uma brincadeira de faz de conta sensacional, você ainda desenvolve o senso de direção, atenção e responsabilidade do seu filho. Eu testei com minha filha do meio, que está com 3 anos e 10 meses, com o mais velho (5 anos e 9 meses). A menor também participou, mas o caminho dela foi mais curto e com marcos bem visíveis no mapa.

Como funcionou. Primeiro escolha um lugar que você conhece, que seja seguro para a criança andar sozinha e que tenha pontos fáceis para ela visualizar. Pode ser uma praça, ou uma parte dentro de um parque, numa área de um museu, dentro de uma igreja, ou até dentro do condomínio. Na época em que trabalhava com grupo de jovens, eu fiz a mesma atividade num andar de um shopping (não podia subir nem descer escadas), com crianças de 6 e 7 anos.

Desenhe um mapa com, no máximo, três indicações visuais: uma árvore diferente, um brinquedo do parquinho, uma estátua, uma loja que a criança conheça. Entregue para a criança e explique que alguém que ela conhece (o papai, a vovó,o tio) está esperando no último ponto do mapa e que ela terá que chegar sozinha, seguindo suas orientações e o próprio mapa.

Férias em casa com gostinho de viagem - exploradores

É óbvio que você a estará seguindo, acompanhando seus passos e descobertas. Você verá como pode ser muito legal essa conquista!

 

4. Brincar de “Dora, a Aventureira”

Ok, ok. Não dá para fazer a atividade 3 ainda? Sem problemas! Que tal brincar de Dora Aventureira? Caso você não conheça o desenho, Dora é uma garotinha que precisa cumprir uma determinada missão. Para isso, ela precisa passar por, em geral, três lugares diferentes. Em cada parada a aventureira cumpre uma tarefa.

Esta brincadeira eu fiz a primeira vez quando o Pocoyo tinha 2 anos e funcionou muito bem. Minha mãe (de 71 anos) também gostou e fez a versão dela. Meus três filhos já brincaram juntos ou separados de Dora, a aventureira e eu garanto que funciona.

Basicamente, você vai preparar previamente um mapa com três lugares para a criança passar. Neste caso, você pode fazer nos próprios cômodos da casa, no quintal, no jardim ou em qualquer lugar conhecido da criança. Isso porque nesta brincadeira, o objetivo é diferente da proposta anterior. Aqui o legal é cumprir as atividades.

Que atividades? Pode ser, por exemplo encontrar 12 ovos de pássaros (folhas de árvore secas); passar sob a ponte (sob a mesa de jantar); ou sobre a ponte se for o caso; pular do penhasco do perigo (do sofá para o chão); dar cambalhotas. No meu caso, as mais recentes foram passar pelo túnel do segredo (um “túnel” que eu fiz jogando uma parte do tapete por sobre o sofá).

Férias em casa com gostinho de viagem - dora aventureira no sofá

Férias em casa com gostinho de viagem - sofa dora aventureira

Eu também usei a mesa e as cadeiras de jantar de duas formas ao mesmo tempo. O objetivo era salvar o bebê porquinho (que você pode ver no fundo da foto). Enquanto as meninas tinham que engatinhar desviando das cadeiras, meu filho mais velho precisou de arrastar no espaço entre o assento da cadeira e a mesa. Foi um desafio para cada idade diferente.

Férias em casa com gostinho de viagem - desviando das cadeiras

5. Kit de explorador da natureza

Minha filha mais nova é uma autêntica exploradora da natureza. Sempre que vamos a um parque, praça, sítio, hotel com área verde, lá está ela, andando bem devagar atrás de todos nós, olhando para o chão, para as árvores, para os mais ínfimos detalhes. Ela é sempre quem aparece com uma pedra, uma galho, ou uma folha diferente na mão.

Crianças assim merecem um kit explorador. No meu tem o seguinte:

Caderneta de anotações

Lápis preto

Lupa

Potes transparentes com tampa furada (para colocar possíveis minhocas e insetos)

Caderneta e giz de cera para desenho das folhas (já viu como faz? Coloque a folha no chão ou na mesa e a página da caderneta por cima. Passe o giz de cera deitado (na horizontal) sobre a página e a folha aparecerá marcada no papel.

Lanterna

Rede

Férias em casa com gostinho de viagem - kit aventureiro

Simples assim. Dá uma olhada nas crianças explorando.

Férias em casa com gostinho de viagem - explorando aventura

E dá para encontrar muita coisa legal se você prestar atenção. Sabia que beija-flor faz ninho em folhas (não nos galhos). Olha este.

Férias em casa com gostinho de viagem - beija flor

Encontramos minhocas também, mas isso é para quem não tem nojo rsrsrs 😉

Férias em casa com gostinho de viagem - minhoca

Você ainda pode usar estas ideias aqui do blog para fazer férias diferentes em casa:

6. Pula pula

7. Caça ao tesouro

8.10 ideias para férias em casa

E se você não quer perder nenhuma atividade destas, inscreva-se na nossa Newsletter e você receberá semanalmente nossas novidades!

6 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.