
Leitura brincante para bebês
Você conhece a nossa coluna Leitura Brincante? pelo menos uma vez por mês entrevistamos autores de livros infantis como Ilan Brenman, Patricia Auerbach, Ieda de Oliveira para que eles possam contar sobre sua relação com o universo infantil, sua produção literária e ainda para nos ajudar a ver como deixar a leitura mais brincante. Ou seja, como fazer para a experiência do livro ir além da leitura em si e funcionar como alimento para brincadeiras divertidas em família. No Tempojunto, acreditamos que quanto mais cedo a gente conseguir inserir o livro no cotidiano dos pequenos melhor para eles (e para nós) em vários sentidos, já que a a leitura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento humano.
Pois bem, o post de hoje é para compartilhar com vocês um pouco do que tenho feito para introduzir os livros na vidinha da Gabi. Quem acompanha o blog desde o início deve ter visto que desde que Gabi era bem pequena os livros fazem parte nas nossas brincadeiras brincadeiras. Não é a toa que quando escrevi a série Playground da Gabi eu comentei que os livros estão na lista dos 10 brinquedos que todo bebê de 6 a 12 meses precisa ter.
Mais para frente um pouco, em setembro de 2014, eu escrevi sobre outras aquisições para a biblioteca que estavam fazendo sucesso com a Gabi.
Agora a Gabi já tem um ano e meio e os livros definitivamente estão incorporados em sua rotina. Para começar, temos uma caixa, repleta de livros, que fica na área de brincar.
Todo dia dedicamos um tempinho para a Gabi poder interagir com eles e escolher o que “ler”.
Se você quiser uma dica, tem três livros que eu super recomendo. O primeiro é a coleção “Primeiros Passos do Bebê – Na Fazenda”, porque além de ter livros, ele vem com cubos para encaixar e empilhar que a Gabi ama.
Os outros dois chamam-se “Hora de Comer, da coleção Toque e Descubra” e “100 Primeiras Palavras – Alimentos”. Ambos são usados no cadeirão, na hora de comer, para ajudar a distinguir e nomear os alimentos. E, de quebra, ajudar a dar uma distraída na criança na hora em que fica difícil comer, sem ser preciso recorrer a telas.
Agora que a Gabi já se acostumou com os livros, passamos a incentivá-la a procurar objetos nos livros. Dá uma olhada no video para ver como funciona.
Quem resiste a esta cara de satisfação quando consegue encontrar a imagem certa?
Quer receber pos posts do Tempojunto por email? É só se cadastrar aqui.
ooi estou a procura de livros para meu bebe ele tem 9 meses , mais minha cidade e bem bem pequena mesma e aqui nao temos nada, queria uma dica de sites. Grata pela atenção
Ola Monaliza!
Obrigada pela mensagem. Temos dois posts que podem ajudar
http://www.tempojunto.com/2015/07/09/leitura-brincante-para-bebes/
http://www.tempojunto.com/2015/10/29/10-dicas-de-livros-para-criancas-pequenas/