10 Ideias divertidas para passar férias em casa

10 Ideias divertidas para passar férias em casa


Quem acompanha o Tempojunto sabe que a o tema brincadeiras em casa é recorrente aqui no blog. Talvez eu nem precisasse fazer mais um post específico sobre isso. Mas estamos em julho, as crianças estão de férias e pelo menos aqui em São Paulo tem feito bastante frio. Fica difícil se divertir do lado de fora. Como sugestões de atividades é o que não falta por aqui aí vão 10 ideias divertidas para passar férias em casa.

1. Vulcão de lava

Olha que divertida essa idea do growingajeweledrose.com! Você mistura água com óleo de bebê, adiciona corante de alimentos e depois joga um comprimido de alia-seltzer e pronto: lava borbulhante em plena mesa da sala! Adorei. Se quiser ver mais detalhes de como fazer, é só dar um pulo no post original.

lava lmp

2. Twister de formas e cores

Você conhece o Twister, aquele jogo em que você vai colocando os pés e as mãos nas diferentes cores sem poder cair? Pois é, o blog housingaforest.com sugere uma variação desta brincadeira usando cores e formas. Você recorta as formas no papel colorido, gruda no chão com fita crepe e pode inventar um monte de brincadeiras diferentes com isso. Po exemplo, atravessar nó pisando no amarelo, escolher uma forma e atravessar só pisando nela (ganha quem der menos passos para atravessar),  e por aí vai. Se você quiser mais inspiração pode ler tudo neste post aqui.

twister no chão

3. Afunda ou fluta?

Esta atividade é boa para fazer com crianças pequenas, entre 2 e 4 anos. Trata-se de um experimento para fazer as crianças aprenderem sobre as propriedades de água de um jeito divertido. Você pega uma série de objetos de uso cotidiano e coloca num pote de água para ver se afunda ou flutua. O legal é perguntar para a criança o que ela acha que vai acontecer com o objeto quando colocado na água e depois observar sua reação diante do fato de ter ou não acertado a resposta. Essa ideia do notimeforflashcards.com você pode conferir aqui.

objetos flutuando

4. Construa uma cidade de Lego

A sugestão de usar fita crepe para montar uma cidade no chão é recorrente aqui no blog. O que me fez gostar muito desta versão do dirtandboogers.com é que ela é toda feita de Lego. Ou seja, é diversão para uma tarde inteira!

build a city

5. Que filme é esse?

Eu amei esta ideia do bombshellbing.com. O nome da brincadeira em inglês é melhor ainda: Disney Pictionary (dicionário de imagens da Disney, numa tradução literal). Você escreve títulos de desenhos da Disney em papéis e depois promove um sorteio. Quem tirar o papel tem que fazer um desenho do filme para o resto da família acertar. Certeza de que vou fazer no próximo encontro da Carol com os primos.

Pictionary

6. Sumô de travesseiro

E esta ideia do sumô de travesseiro do thehappyfamilymovement.com? Achei o máximo! Estou louca para fazer com a Carol. Certamente vai para a minha lista de atividades do que fazer quando tiver alguma amiga da Carol dormindo aqui em casa.

sumo de travesseiro

7. Foguete de canudo

Bastam poucos materiais para você transformar um canudo num lançador de foguetes. Quer aprender como faz? Dá uma olha neste post do pleasantestthing.com!

How-to-Make-a-Straw-Rocket.-Great-for-a-rainy-day

8. Faça uma maratona de jogos de tabuleiro

Taí uma coisa ótima e simples de fazer numa tarde chuvosa: uma maratona de jogos clássicos em família. Você desce todos os jogos do armário, junta a família toda e passa um ótimo tempo junto brincando. Se quiser inspiração, a gente já fez um post com dicas dos 10 melhores jogos de tabuleiro de todos os tempos segundo os nosso fãs no Facebook :)

Jogos de tabuleiro - Jogo Imobiliario

9. Acerte o copo

Faz pouco tempo que postei esta brincadeira, mas como ela é muito fácil de fazer e é perfeita para os dias de frio, resolvi repetir aqui. Acerto o copo pode ser feito com várias crianças e você faz apenas usando objetos que já possui em casa.

Acerte o copo - carol longe

10. Foguete de bexiga

Esta ideia apareceu pela primeira vez no blog neste post aqui. Desde então, ela aparece em várias coletâneas de atividades, de tão divertida que é.

Resolvi até fazer um video tutorial para não deixar dúvidas de como montar a brincadeira dentro de casa. Dá só uma olhada!

Se você gostou do vídeo, aproveita para conhecer no nosso canal no Youtube e se inscrever. Você também pode receber todas as dicas do Tempojunto por email, se preferir. É só se cadastrar aqui.

 

4 comentários

Deixe seu comentário
    • 4
      Patrícia Marinho

      Oi Lavínia,
      Prometo que vou tentar ajudar a acabar com este tédio. Do que você gosta? Artesanato? Desenhar? Brincadeiras agitadas? Me dá umas dicas para eu ver o que posso selecionar aqui do blog para você.
      Beijos,
      Patrícia

+ E aí, o que você achou?