10 Melhores Jogos de tabuleiro como tempo junto em família


É incrível como alguns jogos de tabuleiro representam um momento divertido em todos os lugares. É aquela adrenalina de competição, mas sem ser tão competitivo a ponto de provocar brigas (pelo menos é o que tentamos fazer com que não aconteça, né :-p ). Mas acho que o mais importante é enxergar neles uma maneira de criar vínculos – entre primos, irmãos, pais e filhos. Um jogo em família é também uma ótima oportunidade de conhecer melhor o outro e de ensinar enquanto há diversão. É legal separar em equipes ou até mesmo jogar individualmente e ver as crianças com autonomia.

Os jogos de tabuleiro, então, são uma ótima maneira pra um tempo em que todos estão junto. Ainda melhor se for uma coisa decida a acontecer regularmente, tipo uma noite em família. Aqui em casa, criamos algumas tradições familiares. Já contei sobre a Festa de Halloween dos Marinho e nossa seção cinema, em que mostrei 50 filmes para a família que fazem parte de uma lista muito especial, formada pela recomendação de amigos. Na casa da Patricia Camargo é sagrado: dia sim, dia não é dia de jogos em família.

Para isso, usamos as recomendações dos leitores do tempojunto! Fizemos uma enquete sobre quais seriam os melhores jogos de tabuleiro e conseguimos montar uma lista deles. Agora anota essa lista pra ver se você já conhece todos pra jogar em família:

Melhores Jogos de Tabuleiro

1- Jogo Imobiliário

2- Ludo

3- Xadrez

4- Dama

5-Dominó

6- Resta 1

7- Imagem e ação

8- Detetive

9- Jogo da Vida

10- War

Um dos mais citados foi o Banco Imobiliário, também conhecido como Monopoly. Você acredita que é o brinquedo mais vendido na história do Brasil, com 30 milhões de unidades compradas? Certamente não foi coinicidência ser o mais lembrado na enquete. Ele foi criado em 1944, numa é poca que prever a situação imobiliária era uma preocupação de muitos empresários. Agora, existe até o Super Banco Imobiliário, que tem cartão de crédito e Monopoly Deal, de cartas, para jogos com menos pessoas.

A Clara, sobrinha da Patrícia Marinho, adora brincar com a família. Lá na casa dela a tradição sempre foi xadrez com o pai. Eles jogam desde que ela era pequenininha.

Jogos de tabuleiro - xadrez

Mas ela adora Banco Imobiliário. Enquanto não tem cartão de verdade, pode brincar de comprar lotes, condominios, lojas e mansões com o dela ou de fazer negócio usando cartas!

Jogos de tabuleiro - Jogo Imobiliario

Espero que estas dicas ajudem no seu dia a dia com seus filhos, sua família!  E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

5 Comments

Comente
  1. 2
    Lilian

    Existem alguns jogos de tabuleiros mais “modernos”, que já saíram aqui no Brasil e que divertem bastante as crianças lá em casa. Se quiserem posso passar alguns links para vocês conhecerem.

  2. 4
    Rodrigo da Silva Soares

    Estes jogos são divertidos, mas são antigos. Hoje estamos vivendo a era dos Jogos de Tabuleiro Moderno. Indico Ticket to Ride, Catan e Carcassone. E a Ludopedia para conhecer todo esse universo

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.