3 dicas para sair em férias estando em casa


Nem sempre dá para viajarmos as férias inteiras com as crianças. Então, a gente cria férias em casa mesmo. Com criatividade e bom humor é possível “sair em férias” mesmo estando em casa. Nesta semana vou dar três dicas que vocês podem fazer todos os dias, ou em dias especiais.

Arrumar a mochila de férias para sair

Mas sair para onde? Não importa. Pode ser para ir ao parque, ao playgound do prédio, na casa do amigo, dos avós. Ou só para explorar o quarteirão com você. O que vale é o momento que as crianças podem brincar de arrumar sua mochila para sair. Explique que eles irão preparar a mala para uma viagem imaginária. Escolham juntos o tamanho da mochila: pode ser a lancheira da escola, uma bolsa, sacola, ou mochila mesmo. O que vamos colocar? Deixe que eles pensem no que gostariam de levar. Depois, lembre-os das coisas necessárias (água, um lanchinho, uma troca de roupa, o protetor solar ou contra insetos, um chapéu).

Não precisa fazer uma mochila muito grande. Se não couber tudo, deixe ele decidir o que vai ficar e explicar para você o porquê da escolha. Também peça para ele testar o peso, porque cada um é responsável por sua malinha de viagem. Tudo pronto? Então, abram a porta de casa e bóra explorar.

Encontrar borboletas e insetos no jardim

Férias de verão pedem uma atividade ao ar livre. Por que não explorar o quintal, a área livre do prédio para encontrar borboletas, pássaros e outros insetos? Vale até seguir uma formiguinha para encontrar a casa dela. Só não pode destruir o formigueiro. Faça um binóculo de rolo de papel higiênico, use a câmera do celular ou uma lupa.  Observe o que encontrar com as crianças, façam observações malucas e tirem fotos divertidas. Crie uma verdadeira expedição ao mundo do seu jardim.

Acampamento em casa

Malas prontas, lanternas na mão, sacos de dormir e vamos a caminho do acampamento na sala! Para as crianças, viajar para acampar ou montar a barraca no meio da casa, na varanda ou no quintal pode ser divertido da mesma forma. O que vale é a diversão de arrumar as coisas, ler uma história no escuro com lanternas e dormir juntos nos colchões ou sacos de dormir.

Quando a Patcamargo era pequena, o acampamento era no quintal da casa dos pais. Também podia ser com os primos no interior, no campo de futebol do vizinho. Hoje, ela organiza o acampamento na sala. Em dias especiais, quando está uma noite quente, também dá para montar o acampamento na varanda e dormir olhando a noite. Se não der para fazer com todo mundo, só de colocar os irmãos dormindo juntos já é um barato!

 

Aproveite este dia de acampamento para sair da rotina e jantarem um lanche diferente, sentados na frente do acampamento e dormirem mais tarde, depois de contar histórias aterrorizantes com a luz da lanterna.

Ah! Férias também é momento de sair de casa e passear com as crianças.

Tem alguns sites como o Catraquinha, o Uol Crianças Passeios ou Bora aí que trazem várias dicas – com custo zero inclusive – para aproveitar um tempojunto com ares diferentes. Divirta-se! Você vai ver que passa rápido. :)

Aqui no blog, todos os dias tem sugestões para você e seus filhos. Não perca! E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

4 Comments

Comente
    • 4
      Patrícia Marinho

      Que pena que o conteúdo do post não agradou. Caso tenha alguma outra área de interesse, nos informe. Quem sabe ajudamos a encontrar atividades mais interessantes para a sua necessidade?

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.