Desafio: artesanato fácil para fazer com os pequenos


Oi. Quem está escrevendo hoje sou eu, a Patcamargo. Eu já disse na minha apresentação que sou uma negação do ponto de vista das habilidades manuais e artesanato. Daí, que a Patricia Marinho me desafiou a passar um tempojunto com meus filhos criando arte, de forma fácil, que qualquer pessoa como eu possa fazer. Missão aceita e lá fui eu encontrar dicas de artesanato fácil para brincar com os pequenos.

A inspiração (dica da Pat Marinho) foi um post do Happiness is Home Made, com sugestões simples de arte. Como era um desafio, resolvi escolher um ou dois para cada filho, conforme os gostos deles. Para o Pocoyo, uma catapulta, ao estilo Angry Birds; para a Cururuca, um binóculo e um vaso decorado; para a Potchochenca um sino de chaves. E, claro, eu iria fazer com todos juntos (se não, cadê a diversão, né? rsrsr).

Estes foram os materiais que usei. Adaptei algumas coisas do original para facilitar mais ainda:Desafio artesanato fácil - material completo

  1. 1 Vaso de cerâmica
  2. Cola glitter (eu já tinha em casa e usei no lugar da tinta recomendada)
  3. 1 rolo vazio de papel toalha
  4. Tinta de pintura a dedo (outra substituição. O original pedia tinta com pincel, mas meus filhos preferem usar os dedinhos)
  5. 7 chaves (para acompanhar as notas musicais)
  6. Tinta acrílica
  7. Fitas de cores diversas
  8. 1 galho de árvore
  9. 1 caixa de sapato (pode ser qualquer outra caixa pequena. Também substituição. O original era um bloco de madeira)
  10. 1 pregador
  11. 1 tampa de garrafa de leite
  12. Canetinhas hidrocor
  13. Tesoura, fita adesiva e cola

As instruções mais detalhadas deste artesanato fácil você pode ver no original. Eu coloquei os links em cada item para facilitar. Então, eu vou explicar como foi a experiência aqui em casa.Eu precisei dividir a atividade em dois dias porque a tinta precisava secar. Então, dá uma olhada em como ficou a “oficina” de artes no final do primeiro dia de trabalho.

Desafio artesanato fácil - resultado da oficina

 Primeiro artesanato fácil:  O vaso 

Este foi simples, porque a cola glitter vem em bisnagas e é só apertar e lambusar o vaso. Tanto a Cururuca, quanto a Potcho participaram da obraDesafio artesanato fácil - vaso

Segundo artesanato fácil: O binóculo

Jamais eu teria talento e paciência para fazer o binóculo colando fios de lã. E as crianças também não estão na idade desta paciência toda. Então, eu mudei para tinta a dedo. Bem melhor. Os três participaram da pintura.

Desafio artesanato fácil - binoculos

Terceiro artesanato fácil:A catapulta

Como eu tinha em casa a caixa de sapatos com desenhos para colorir, a catapulta foi a atividade que eles mais gostaram de fazer. Cada um pintava um desenho, eu também, a avó também, o amigo da escola. Ou seja, foi um trabalho coletivo.

O pregador e a montagem final, eu fiz só com o Pocoyo, olha só:

Desafio artesanato fácil - catapulta

Quarto artesanato fácil:O sino de chaves

Este foi o mais trabalhoso porque a Potcho ficou sem paciência para a montagem final. Mas ela pintou direitinho as chaves!Desafio artesanato fácil - pintando o sino de chaves
E depois escolheu as fitas e descobriu na rua este galho show de bola. Dá uma olhada no detalhe retorcido, que forma um gancho natural para prender em qualquer lugar!

Desafio artesanato fácil - sino chaves

Eu também gostaria de fazer a pintura com rodas de carrinho de fricção. Mas resolvi esperar para quando vier um amiguinho do meu filho em casa, assim podemos fazer uma pista de corrida com tinta! Eu posto fotos desta depois lá no Facebook.

Olha o resultado final com tudo pronto.

Desafio artesanato fácil - tudo pronto

Até que para mim, deu pro gasto! E aí Patricia Marinho? Gostou? Artesanato fácil, divertido e funcional!

Espero que estas dicas ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

3 Comments

Comente
  1. 1
    Marisa Malimpensa Clark

    Artesanato feito realmente por crianças! Outro dia uma criança estava reclamando que a maioria dos artesanatos são feitos praticamente pelos adultos, e às crianças cabe apenas fazer alguns detalhes para dar a impressão de que fizeram… Parabéns pelo seu trabalho!! Dá para ver que as crianças se divertiram!

    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Marisa,

      Obrigada pelos elogios e pelos comentários. A gente realmente faz as coisas com as crianças. Se elas não participarem e se divertirem, para nós não faz sentido! Beijos,

      Patrícia

  2. 3
    Marisa Malimpensa Clark

    Oi Patricia! Só agora ví sua resposta. Fico contente de ver que ha pessoas que estão em sintonia, trabalhando em equipe, mesmo que não se conheçam. Boa sorte com o seu trabalho.
    beijos!
    Marisa

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.