Se divertir com os filhos agarrando objetos flutuantes da natureza


Hoje é domingo, dia de post com atividades para fazermos ao ar livre. Quem já não teve uma meeega vontade de pegar folhas do chão e jogar para cima, tentando pegá-las ainda no ar? Eu já. Muitas vezes! E papel picado? Confete de Carnaval? Pensando nisso, foi que propus esta brincadeira de agarrar objetos flutuantes no ar. Bóra?

Bom, a atividade é bem simples, então, fiz variações para dois lugares diferentes. O primeiro é o parque. Aproveite o passeio para juntar numa sacola o maior número possível de folhas que estejam pelo chão. Você também pode usar cascas de árvores, penas e o que mais encontrar que não machuque as crianças.

Com a sacola cheia, desafie as crianças a pegarem os objetos enquanto estiverem no ar. Você pode jogar, estando no chão, ou subir em um local um pouco mais alto que as crianças e soltar o material devagar. Quem será que pega mais?

Se divertir com os filhos agarrando objetos flutuantes da natureza -jogando folhas

Você também pode soltar um tipo de objeto separadamente e a brincadeira ainda vira uma observação científica: o que cai mais rápido? É mais fácil pegar o que flutua mais (e portanto “muda de lugar”) ou o que é mais pesado e faz um caminho reto mais previsível até o chão?

Se divertir com os filhos agarrando objetos flutuantes da natureza - sofia com folhas

No quintal

Se você está ao ar livre, mas num quintal, ou espaço de brincar que não tem tantas folhas e materiais da natureza à disposição, sem problemas. Você pode usar papel picado (em tiras ou pedaços grandes), pedaços de algodão e penas de brinquedos ou fantasias velhos.

Se divertir com os filhos agarrando objetos flutuantes da natureza - materiais

E a dinâmica da brincadeira é a mesma. Quem consegue pegar? Não deixa o vento levar!

O legal desta brincadeira é que além de ser ao ar livre, ser muito divertida, ainda treina a coordenação motora grossa (correr, pular, alongar os braços) e a coordenação olho-mão das crianças pequenas e maiores. Às vezes a gente brinca tanto com os bebês pensando neste tipo desenvolvimento e esquecemos que quando elas crescem precisam continuar recebendo estímulos!

Espero que você tenha gostado desta sugestão simples de brincadeira de agarrar objetos flutuantes. Uma vês por mês aos domingos publicamos uma brincadeira para fazermos ao ar livre. Se você quiser se inscrever na nossa Newsletter gratuita, poderá ficar tranquilo que não irá perder nadinha desta e das outras brincadeiras que postamos.

4 Comentários

Deixe sua opinião
    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Cida!
      Acabei de fazer o seu cadastro na nossa lista. Espere que goste e aproveite bastante o nosso conteúdo.
      Beijos e super obrigada pelo interesse,
      Patrícia

+ Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.