
Que tal brincar com seus filhos de jogo do pontinho?
Há tempos escrevi para o blog um post sobre brincadeiras de antigamente que são mega legais de fazer com os filhos. Eu cresci brincando na rua, então tive muita coisa para ensinar para a Carol. Fiquei surpresa em ver como uma das brincadeiras, o STOP (ou adedanha), teve repercussão nas redes sociais do Tempojunto. Um monte de gente falando que adorava e tinha se esquecido de jogar com os filhos. Daí que quando eu “ganhei” da minha amiga Renata Bordon um texto sobre o jogo dos pontinhos, não tive dúvidas em transformar num post. Você jogava quando era criança? Que tal brincar com seus filhos de jogo do pontinho?
Eu disse que “ganhei” o texto porque a Renata literalmente me mandou as fotos e as informações sobre o jogo. Como o meu marido e eu brincamos muito disso com a Carol, principalmente em viagens e no restaurante, e nunca tinha descrito esta atividade aqui, vou usar o material dela para relembrar a brincadeira para quem se esqueceu, e apresentar as regras para quem não sabe o que é o Jogo do Pontinhos. Ele funciona bem para crianças maiores de 7 anos.
Você vai precisar de:
Folha de caderno pautado para ficar mais fácil montar o jogo
3 canetas de cores diferente
Preparação do jogo:
Faça fileiras de pontinhos utilizando as linhas na folha. Use uma das canetas para isso. A ideia é formar um quadrado ou um retângulo com essas fileiras de pontinhos. O tamanho desse quadrado vai depender do tamanho do interesse da criança. Muito grande pode se tornar chato, mas muito pequeno se torna mais chato ainda. O ideal é um 10×10.
Como jogar:
Cada um escolhe uma cor de caneta diferente. Aqui vou usar rosa e preto.
Escolhe alguém para começar. Cada jogador vai ter que unir dois pontos.
Esses pontos precisam que ser vizinhos e só pode ligar na horizontal ou na vertical.
Quando você consegue unir os quatro lados e fechar um quadrado você ganha um ponto. O objetivo do jogo é quem consegue fechar mais quadrados. Só que aí entra a estratégia de não sair tentando fechar os quadrados na hora. Isso porque se você ligar os ponto e ficar faltando apenas o quarto lado do quadrado para ser fechado, quem fecha é o adversário e ele ganha o ponto. Veja a explicação da Renata para entender melhor:
No final, ganha quem tiver fechou mais quadrados.
A Renata joga com o filho e eu com a Carol. Dá para jogar até com mais gente: basta ter mais canetas coloridas e, é claro, aumentar a quantidade de pontinhos. A Renata já jogou em 4 e achou muito legal porque você nunca consegue prever quem vai ganhar o jogo é qual será o passo do seu adversário.
Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!
Amei são maravilhosas as brincadeiras sadias divertidas estou muito feliz cada dia brinco de uma maneira é tudo de bom já nem brincava mais mais agora eu não paro de brincar com minha família obrigada
Oi Marielza, tudo bem? Que bom você gostou!
como jogar esse jjogo
Minha filha amou essa atividade brincadeira bem legal gostei tbm muito…
Oba! Que legal, Tainara!