Brincadeiras de sons com bebês recém-nascidos


Quando o bebê nasce, ele já tem a audição bem desenvolvida. Isso é ótimo, porque brincadeiras de sons pode ser a primeira experiência em que você perceberá uma reação do seu filho recém-nascido. Segundo os especialistas, os bebês gostam principalmente de sons altos, mas não precisa sair gritando o tempo todo ou colocar música muito alta constantemente. Isso irrita e prejudica a audição. Mas tem várias brincadeiras possíveis de fazer, divertidas e que você pode aproveitar desde quando seu filho for bem pequenino.

Conversar e cantar

Sua voz certamente foi uma das primeiras coisas que seu filho ouviu ao nascer. E será o som que irá acompanhá-lo por muito tempo. Então, nada melhor que acostumá-lo com ela. Converse com o bebê sempre, o tempo todo. Use tons diferentes, fale mais alto e depois mais baixinho. Brinque com os ruídos que você consegue fazer. E cante.

É indiferente para o seu filho se sua voz é afinada ou desafinada. Em casa, meu marido é músico e volta e meia eu percebo que ele espreme os olhos quando eu dou aquela destoada na música. Mas ele nunca me corrigiu quando estou cantando para e com as crianças. Porque isso realmente é irrelevante. Então solte a voz e cante! Este aqui na foto é o Bernardo, filho da Patricia (mais uma!) e do Vinícius. Ele havia completado 2 meses e olha a atenção enquanto a mamãe falava e cantava. Não parece que ele já está querendo cantar junto?

Brincadeiras de sons com bebês recém-nascidos - bebe 2 meses bernardo cantando

Brincar com molho de chaves

Eu sempre brinquei com meus filhos usando um molho de chaves. Desde bem pequenos eu balançava as chaves perto deles. Depois, deslocava o molho para a esquerda e para a direita para ver se eles conseguiam acompanhar o som.

Também funciona chegar bem perto com as chaves e depois se afastar, para o bebê perceber as diferenças de volume do barulho. Olha a farra do Bernardo com a Pat.

Brincadeiras de sons com bebês recém-nascidos - bernardo surpreso

Brincadeiras de sons com bebês recém-nascidos - bernardo sorrindo 2

Brincadeiras de sons com bebês recém-nascidos - bernardo sorrindo

Caixa de música e carrilhão de vento

Quem advinha que som está fascinando tanto o Bernardo?

Brincadeiras de sons com bebês recém-nascidos - bebe e mae sorrindo

Os recém-nascidos adoram sons agudos e delicados, como o de caixinhas de música e carrilhões de vento. Se onde você mora há pássaros, o canto deles também é um excelente estímulo. Outros sons que chamam a atenção são do telefone tocando, de sininhos ou alarmes de relógios. Você pode brincar, variando os sons. Seu bebê vai aproveitar muito.

O Bernardo estava encantado com o carrilhão na casa dele!

Brincadeiras de sons com bebês recém-nascidos - bernardo olhando para o carrilhao

Os sons da casa

Há quem instaure o terror do silêncio quando um recém-nascido chega em casa. Parece que tudo precisa ser sussurado e a gente se irrita cada vez que o carro da pamonha passa na rua. Tenha tranquilidade de expor o bebê aos sons do dia a dia. Seja a televisão ou rádio ligados num volume normal, o aspirador de pó, a máquina de lavar, o barulho do vizinho ou até das sirenes que passam na rua.

No início, o recém-nascido pode se assustar até com palmas e é normal haver um choro por conta disso. Mas nada que você não acalme com um abraço e carinho. E ao expô-lo aos sons, ele se acostumará e ficará muito mais fácil, por exemplo, colocá-lo para dormir sozinho no berço ou em algum eventual lugar de muito movimentado no futuro.

Outra dica dos especialistas é fazer o mesmo som – cantar uma mesma melodia, por exemplo – em situações cotidianas, como tomar banho, mamar, dormir. Desta forma, o bebê irá se acostumando e por volta de seis meses conseguirá prever a situação relacionada ao som. Isso ajuda à beça na rotina.

Não sei se você reparou, mas quem escreveu hoje fui eu, a Patcamargo. Pois é, estarei aqui todas as quintas-feiras, com os temas que costumava escrever aos domingos. Domingo agora é dia de descanso no Tempojunto para que a gente possa ter um tempinho junto com as crianças e a família 😉

Então, uma vez por mês, na segunda semana, estarei aqui, falando sobre brincadeiras que fizemos com bebês de até 1 ano, ok? E sempre terei a ajuda de uma família que queira “emprestar” seu filho para brincar aqui no Tempojunto.

Para você não perder nada, até porque a semana passa voando e a gente nem vai lembrar de tuuudo mesmo, inscreva-se na nossa Newsletter. É gratuita, você recebe semanalmente no seu e-mail uma mensagem com todas as publicações que escrevemos e você pode guardar o que quiser para consultar no futuro.

4 Comments

Comente
  1. 1
    andrea

    Amei tudo. Todas as dicas. E a estou brincando pra valer com meu filho de 4 meses. Na primeira tentativa tivemos progressos. Ele não pegava nada ainda, e de vez e quando ainda não pega, mas consegui que pegasse dois tipos de mordedores, um comum e o outro com chocalho, ele levou ambos a boca e isso foi o máximo pra mim, pois depois de ler suas postagens, vi que ele está um pouquinho atrasado cognitivamente. Vou dar prosseguimento as atividades e espero que vc nao abandone seu blog. Muito grata pelas dicas.

    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Andrea,
      Que bom que que você gostou. Obrigada pelos elogios. A gente já está fazendo o blog há dois anos. Pode deixar que vamos continuar por muito e muito tempo. Espero que você esteja sempre por aqui com a gente. E olhe, cada criança tem seu ritmo, viu?
      beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.