A brincadeira te ajuda a manter a vida mais leve com seus filhos


Semana passada, eu falei sobre aproveitar as brincadeiras para ensinar seus filhos a terem paciência. Pois bem, resolvemos continuar um pouco mais nesta linha aqui na minha coluna. Por isso, hoje vou falar sobre como a brincadeira pode ajudar você a manter a vida mais leve com seus filhos. Boa, né? Mas não se preocupe que não será um post chato, e as dicas de brincadeiras continuam.

Em casa somos cinco: eu, meu marido e o Pocoyo, de 6 anos, a Cururuca de 4 anos e a Potcho de 4 anos. E três filhos pode ser uma loucura, um pandemônio mesmo, quase beirando o caos diário se você não se preparar para isso. Desde que eles nasceram, a brincadeira tem sido a melhor aliada ao estabelecer as rotinas de casa. É sobre este ponto específico que quero falar hoje: rotinas brincantes (foi assim que eu batizei).

Bia Bedran fala sobre brincadeira, música e educação - pat e as crianças com violao

Música para os ouvidos e para a ordem geral

Nesta foto acima você pode ver que eu toco um pouquinho de violão e também gosto muito de cantar. Eu canto musiquinhas inventadas desde que meus filhos nasceram. E uso este mesmo recurso, por exemplo, na hora de chamar para o banho.

O que você, adulto, iria preferir: um grito “Fulano, tá na hora de ir tomar banho!” ou “Sicrano, vai tomar banho agora!” ou um sambinha, um rock ou uma paródia até da Galinha Pintadinha chamando para o chuveiro? Com as crianças é igual. E a brincadeira de cantar deixa a obrigação mais leve.

Aliás, o especialista em desenvolvimento infantil Lino de Macedo diz que quanto mais difícil uma criança, mais ela precisa de um adulto leve perto dela. Eu concordo.

Pega-pega e Pé com pé

Brincadeiras perfeitas para crianças agitadas e cheias de energia - pat correndo atras do henrique

foto: Drika Trevisam

Outra dica legal é fazer uma pequena brincadeira antes de cada atividade de rotina, como lavar as mãos ou escovar os dentes. Um pega-pega curtinho até o banheiro ou andar sobre o pé até o quarto na hora de dormir, por exemplo. Dois minutos a mais investidos numa brincadeira destas valem mais do que 5 ou 10 minutos chamando, insistindo, implorando ou brigando com seus filhos para cumprirem estes combinados.

Vale também inventar personagens, animais e brincar de imitação em direção à mesa de jantar.

Nos dias em que eu esqueço esta regra que eu mesmo criei percebo nitidamente a mudança na vontade das crianças em deixar seja lá o que os estiver entretendo para atender um pedido seu. E além de casa. Na época em que trabalhava com grupos de jovens era a mesma coisa.

Quebra-cabeça, adesivos, desenho e tablet

Outro momento que pode gerar um pequeno tumulto no dia a dia das crianças é quando eu preciso me ausentar por alguns minutos, seja para dar banho em alguém, preparar o jantar ou dar um tempo de brincar com um dos meus filhos de cada vez. Sim, os aplicativos de tablets ou celular têm seu espaço também. Mas ter um quebra-cabeça, ou adesivos para colar em álbuns e diferentes formas de desenhar são ferramentas que mantém as crianças entretidas, longe da televisão.

Planejamento e auto-policiamento

Fazer a vida com seus filhos mais leve depende principalmente de você, a adulta da relação.

Deixe que as brincadeiras façam parte também das rotinas;

Planeje-se para pensar em cada um dos seus filhos;

Se eles não estiverem fazendo a mesma atividade da mesma forma, a brincadeira não fracassou, apenas apareceam novas formas de brincar!

Seja leve. Não se deixe levar pela impaciência ou nervosismo. Não esqueça que um tempinho investido na brincadeira, poupará um tempão de gritos e insistências.

Sabara_criar tempo

Ah! Outra coisa que eu tenho que repetir sempre porque toda hora chega gente nova aqui no blog. Dá para acompanhar as nossas postagens por email, viu? É só se inscrever na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal. É grátis.

Algumas fotos deste post foram feitas pela Drika Trevisan. Achamos muito legal o trabalho dela (não ficaram lindas as fotos?)! Os contatos da Drika estão aqui:

Drika Trevisan fotografia

http://www.drikatrevisan.com.br

contato@drikatrevisan.com.br

https://www.facebook.com/DrikaTrevisanFotografia/?ref=bookmarks

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.