A hora de começar a brincar de quebra cabeças com os pequenos


Quando a patcamargo me disse que ia escrever uma das suas colunas sobre os benefícios de brincar de quebra cabeças, eu confesso que achei o tema meio bobo. Mas depois eu li o texto e me lembrei de todos momentos legais que vivi na minha infância e na da Carol em torno das peças e aí fiquei morrendo de vontade de fazer com a Gabi. Hoje quero contar sobre a minha experiência de brincar de quebra cabeças com ela.

Lembra que eu contei aqui no blog como montar uma área de brincar para bebês de 6 a 12 meses? Foi a série Playground da Gabi, em que eu listei inclusive uma recomendação sobre os 10 brinquedos que devem existir na brinquedoteca de um bebê. Naquela lista ainda não existia o quebra cabeças. Agora, no segundo ano da Gabi, eu tenho dois, um de animais da floresta e outro de animais da fazenda. Ambos são de madeira. Eu apresento os brinquedos para ela já há um tempo, mas só a mais ou menos um mês ela realmente começou a se interessar.
Primeiro foi pelos animais de fazenda. Eles têm a vantagem de ter a imagem do bicho repetida no fundo do espaço para encaixar as peças e ainda ter um pino para facilitar a pega.
A hora de começar a brincar de quebra cabeças com os pequenos - quebra cabeça
A brincadeira começa derrubando tudo no chão. Depois vem um processo bem curioso que começa na escolha do bichinho que vai ser colocado primeiro e na observação do tabuleiro, que neste momento está repleto de possibilidades. O desafio da Gabi é resolver aonde colocar o bicho.
A hora de começar a brincar de quebra cabeças com os pequenos - o primeiro bicho
A hora de começar a brincar de quebra cabeças com os pequenos - escolhendo o bicho
Em seguida vem a tentativa e o erro até encontrar a forma certa de encaixar. Eu tenho a tentação de ir lá ajudá-la (como em quase tudo na vida dos pequenos, a gente quer ir lá facilitar), mas faz parte do processo ela encontrar como encaixar e, para isso, tentar várias vezes, sem desistir.
A hora de começar a brincar de quebra cabeças com os pequenos - tentativa e erro
A hora de começar a brincar de quebra cabeças com os pequenos - gabi tentando colocar o bicho
E por último, em todos este exercício de observação que é acompanhar atentamente a brincadeira da criança, especialmente as menores, vem a descoberta de qual é a melhor maneira de segurar a peça para conseguir encaixar. Vou mostrar com o outro quebra cabeças para você ver.
A hora de começar a brincar de quebra cabeças com os pequenos - segundo quebra cabeça
A hora de começar a brincar de quebra cabeças com os pequenos - Gabi montando o segundo quebra cabeça
No final, não resisto a cara de satisfação dela quando consegue ver a atividade completa. É demais! Viva os quebra cabeças!
A hora de começar a brincar de quebra cabeças com os pequenos - resultado da brincadeira
Sabe que estamos chegando no post 500 do blog! Tem muita sugestão de brincadeira todos os dias. E se você não quer perder nada, assine nossa newsletter que semanalmente tem novidade no seu e-mail.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.