Quebra cabeças é diversão e desenvolvimento para o cérebro


By patcamargo Sabe aquele elemento com mil e uma utilidades? Pois assim é o quebra cabeças para o cérebro.  Além de ajudar na concentração, estudos mostram que resolver quebra cabeças entre os dois e quatro anos de idade ajuda, de fato, a desenvolver habilidades espaciais e matemáticas, que serão de grande utilidade na vida adulta. Eu gosto muito e além de divertido acho versátil porque é possível brincar sozinho, mas também em conjunto, praticando as habilidades de cooperação e comunicação.

Em casa, o quebra cabeças está presente desde quando as crianças conseguiram sentar sozinhas, por volta dos 5 ou 6 meses. O primeiro era bem simples, somente com peças geométricas para encaixar nos espaços vazados.

Anted de dormir: jogos de encaixar

Conforme elas foram crescendo, fui apresentando jogos mais complexos, com 4, 6 e 8 peças. Até hoje lembro da felicidade do Pocoyo quando ele conseguiu montar sozinho seu quebra cabeças. Ele fez e refez a mesma figura várias vezes e por muitos dias seguidos. Um dia, ele estava com 3 anos e ganhou um gigante, com 40 peças, do filme Carros (Disney).

Nas duas ou três primeiras vezes eu fiz junto com ele, mostrando que detalhes ele poderia observar no desenho para encontrar a peça seguinte. Eu fiquei surpresa (e secretamente orgulhosa) quando um dia de tarde ele me chamou para mostrar que havia montado sozinho o quebra cabeças todo!

Quebra cabeças é diversão e desenvolvimento para o cérebro - carros

Com a Cururuca e a Potchochenca não foi diferente. Embora cada um dos três tenha personalidades diferentes – do mais agitado ao mais introspectivo, o quebra cabeças sempre é atraente. Eu costumo só variar a dificuldade para apresentar um desafio novo.

Também escondo os jogos por um tempo e logo que reaparecem, viram novidade outra vez.

Quebra cabeças é diversão e desenvolvimento para o cérebro - quebra cabeças leaoTambém acho o máximo quando eles decidem montar um quebra cabeça juntos. Há momentos em que vira confusão, mas eles logo acabam conversando e a montagem funciona muito bem. Minha vizinha tem trigêmeos de 3 anos. Na sala dela está exposto como uma verdadeira obra de arte um quebra cabeças de 500 peças que a família toda vez junta. Um pouquinho por dia e  o resultado ficou bárbaro!

Quebra cabeças é diversão e desenvolvimento para o cérebro - larissa brincando

Lembrei também que por mais de uma vez, usei o quebra cabeças como dinâmica de grupo com crianças mais velhas (acima de 10 anos) e adolescentes. Primeiro um pouco tímidos, mas logo eles estavam ao redor da mesa, conversando e trocando opiniões sobre a montagem das peças.

Quebra cabeças é diversão e desenvolvimento para o cérebro - quebra cabeças montandoQue tal programar um jogo de quebra cabeças para o fim de semana? Ou colocar um desafio de usarem 10 minutos da família reunida antes de dormir para montar uma imagem durante a semana toda?

 

 

Aqui no blog, todos os dias tem sugestões para você e seus filhos. Não perca! E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

Selo post com afiliados

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.