Brincadeiras que te ajudam na hora de visitar alguém – parte 2


By patcamargo Visitar alguém com crianças requer um certo planejamento. Ou ao menos é assim que eu sempre fiz e funciona todas as vezes. Acho desnecessário ficar o tempo todo pedindo que as crianças se comportem e fiquem quietas, além de ser desgastante para mim e para elas. Então, eu decidi que a visita na casa de alguém é um momento muito bom para brincar. Já escrevi anteriormente sobre outras sete brincadeiras que resolvem o entretenimento das crianças. Hoje, vou falar sobre mais algumas ótimas para o passeio com as crianças na casa dos parentes ou amigos.

Mágica com cartas

Que tal pedir para seu filho preparar alguns truques de mágica para mostrar em algum momento da visita? Eu fiz um post com alguns truques simples, mas há outros sites com dicas de mágicas que podem ser feitas com um simples baralho de cartas. Combine com seu filho que ele terá um tempo na casa do visitante para treinar seus truques e depois ele poderá fazer seu show! Se seu filho é bom com piadas ou contando histórias, preparar um pequeno número com estas habilidades também funciona. E eu duvido que seu anfitrião não abrirá um espacinho para a performance. Truques para brincar de mágica com as crianças - cartas de magica

Figura de papel recortado

Esta brincadeira é bem tranquila e talvez a única coisa que você precise é de um lençol velho para estender no lugar onde seu filho vai ficar brincando de recortar. Assim, você evita encher a casa do amigo com pedacinhos de recortes. Você já tentou fazer bonecos de papel? Destes que ficam de mãos dadas? Eu amava fazer isso quando era pequena. E também fazia toalhinhas “de renda” criadas com recortes de papel. Era uma surpresa ver que desenho sairia dos cortes que eu inventava. A mãe da Patricia Marinho, a dona Heriana mostrou como fazer estes bonecos fofos. Vai ser um sucesso. Brincadeiras da vovó - figuras de papel recortado - fazenda

“Pintura” com tesoura

Aproveitando o gancho da tesoura, tem uma técnica muito legal de criar arte a partir de recortes não geométricos no papel, inspiradas no artista Henri Matisse. Você pode usar papel de presente, sobras de papel colorido ou até revistas antigas. Um papel sulfite, cola e tesoura. Tudo isso cabe numa sacola pequena que você leva quando for visitar alguém. A obra da Carol Olha que legal ficou a arte que a Carol (a filha da Patricia Marinho) fez. Neste post do blog a Pat conta direitinho como é a técnica para você ensinar às crianças.

Labirinto de canudos

Que joguinho que nada! Que tal criar este incrível labirinto de canudos para seus filhos jogarem enquanto os adultos estão conversando. Eu já havia visto um modelo no Pinterest e a nossa querida leitora, Alini Lucas, mandou a mesma sugestão no Facebook. Eu fiz e foi diversão e momentos de concentração disputados aqui em casa com meus três filhos.

Chame seu filho, dê a ele a bolinha e explique que precisará, sem a ajuda dos dedos, só movimentando a caixa, fazer a bolinha percorrer todo o caminho do labirinto. Se estiver muito fácil, coloque mais de uma bolinha de cada vez no brinquedo. E deixe-o completar o desafio!

Brincadeiras que te ajudam na hora de visitar alguém - parte 2 - larissa brincando

Claro que para visitar alguém o melhor é fazer um pequeno, que depois caiba na bolsa para levar embora. Mas eu já fico imaginando nas variações deste brinquedo com caixas maiores (como de pizza).

Arte com adesivos

Mais um material simples, que você coloca na bolsa e leva para onde quiser são os adesivos. Podem ser de figuras ou formas geométricas, como bolinhas coloridas. Entregue para seu filho os adesivos e uma folha de sulfite. Você pode pedir que ele faça uma obra de arte para presentear o dono da casa que estão visitando, ou criar uma história com os personagens. Atividade com adesivos para estimular os pequenos - maozinha colando adesivo

Stop, Forca e Jogo da Velha

Se você tem dois ou mais filhos, estes três jogos são tiro e queda para propor durante uma visita à casa de alguém. Mas também é bem útil quando você tiver uma janela de tempo (eu e a Patricia Marinho explicamos o que são estas janelas num vídeo no nosso canal do Youtube). Jogo da velha é uma brincadeira para dentro e fora de casa que estimula a velocidade de raciocínio- jogo da velha no papel Fáceis de levar na bolsa, você pode até já deixar criadas algumas folhas com as tabelas prontas destas três brincadeiras. Sobre Stop ou Adedonha já escrevemos antes aqui no blog. Já o Jogo da Velha é aquele que você precisa completar uma sequência de três desenhos iguais (“X” ou “O”) na tabela (foto aí em cima), evitando que seu oponente a faça primeiro. E Forca, para quem não conhece o Jogo da Forca, o objetivo deste jogo é descobrir uma palavra adivinhando as letras que ela possui. A cada rodada, os jogadores irão simultaneamente escolher uma letra que suspeitem fazer parte da palavra. Caso a palavra contenha esta letra, será mostrado em que posição(ões) ela está. Entretanto, caso esta letra não exista na palavra, será desenhada uma parte do corpo do boneco do jogador. Se todas as partes do corpo do boneco estiverem desenhadas, o jogador estará fora da partida. jogo-de-forca   Com todas estas dicas, tenho certeza que os momentos de visitar aquele parente ou amigo que não têm uma casa com crianças será bem mais simples! Que tal receber no seu e-mail semanalmente todas as nossas dicas de brincadeiras? Assim você fica informado e pode guardar para consultar quando quiser. Para isso, basta inscrever-se na nossa lista da Newsletter Tempojunto. Você não paga nada por isso.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.