O labirinto caseiro que ajuda na coordenação e é muito divertido


By patcamargo

Tem alguns brinquedos que eu considero super-hiper-ultra. Explico: em geral eles reúnem várias características legais e funcionam tanto para você jogar junto com seus filhos, quanto para momentos em que eles podem (e devem) brincar sozinhos. Que tal criar este incrível labirinto caseiro de canudos para as crianças. Eu já havia visto um modelo no Pinterest e a nossa querida leitora, Alini Lucas, mandou a mesma sugestão no Facebook. Eu fiz e foi diversão e momentos de concentração disputados aqui em casa com meus três filhos.

Para montar o labirinto, você vai precisar de:

– 1 tampa de caixa de papelão
– Cola e Tesoura
– Canudos (os de papel duro funcionam melhor, especialmente se você usar bolinhas de gude. Mas dá para usar os canudinhos normais de plástico também)
– Bolinhas de gude ou feitas de papel (quando mais pesadas, mais resistentes precisam ser os canudos)
– Lápis
– Fita adesiva

Brincadeiras que te ajudam na hora de visitar alguém - parte 2 - materiais labirinto de canudos

Com o lápis, desenhe o caminho do labirinto que você quer no fundo da tampa de papelão. Esta é uma parte muito importante, ao menos para mim. Eu tive que desenhar algumas vezes até conseguir um caminho que fosse interessante e desse espaço para a bolinha passar.

Brincadeiras que te ajudam na hora de visitar alguém - parte 2 - labirinto de canudos - desenho

Mamãe também precisa de coordenação

Acredite ou não, depois de desenhar, quando fui colar os canudos…não deu certo! Os canudos são mais largos que o traço da caneta e precisei reformular novamente para dar espaço. É também preciso de coordenação. No caso, visual para fazer o labirinto rsrsrsr!

Brincadeiras que te ajudam na hora de visitar alguém - parte 2 - canudos colados fora do desenho

Espere secar bem a cola e coloque fita adesiva para manter ainda mais os canudos presos da tampa. Prontinho!

Brincadeiras que te ajudam na hora de visitar alguém - parte 2 - brinquedo pronto

Chame seu filho, dê a ele a bolinha e explique que precisará, sem a ajuda dos dedos, só movimentando a caixa, fazer a bolinha percorrer todo o caminho do labirinto. Se estiver muito fácil, coloque mais de uma bolinha de cada vez no brinquedo. E deixe-o completar o desafio!

Brincadeiras que te ajudam na hora de visitar alguém - parte 2 - larissa brincando

Pequeno, médio e grande

Este brinquedo desenvolve a coordenação olho-mão da criança, a concentração e a capacidade de solucionar problemas. Além disso é também muito versátil. Você pode criar uma versão mais simples, se seus filhos forem pequenos, como estes aqui, feitos pelo blog Teatch Preschool.

Hearts-maze-shave-cream-straws-012

Hearts-maze-shave-cream-straws-033

Ou versões maiores, com caixas como de pizza e até trabalhando com várias crianças em conjunto numa super caixa, como esta aqui, também da Teach Preschool.

Brincadeiras que te ajudam na hora de visitar alguém - parte 2 - foto teachpreeschool

O que achou? Comenta aqui se deu certo na sua casa também. Ah! E outra coisa, nossa Newsletter está bombando! O pessoal recebe semanalmente um e-mail do Tempojunto com todas as brincadeiras que publicamos e outras novidades. Para se inscrever, é só cadastrar gratuitamente seu e-mail.

+ There are no comments

Add yours