Pintura com cotonete, um jeito diferente dos pequenos fazerem arte


Já reparou como influenciamos nossos filhos com nossos exemplos? Na casa da Patcamargo, a música é uma presença constante, inspirados nos pais que tocam instrumentos e faz os filhos cantarem juntos com frequência. Eu amo arte e acabo levando um pouco deste gosto para as minhas filhas, que desde cedo foram acostumadas a frequentar (e gostar) de museus. Foi depois de uma visita a uma exposição aqui em São Paulo que surgiu a ideia de fazer a pintura com cotonete com a Gabi.

Bons hábitos se desenvolvem desde cedo

E usar as brincadeiras podem ser uma excelente forma desses hábitos serem incorporados pelas crianças. Eu já escrevi bastante por aqui sobre como faço para as crianças gostarem de ler. Teve até um post com 10 maneiras de contar histórias. Do mesmo modo, a Patcamargo volta e meia escreve uma coluna sobre a música na vida das crianças. A gente tem até uma playlist no Spotify! Todas as manifestações artísticas se enquadram nesta categoria e com as artes plásticas não seria diferente.

Uma amiga que tem um site de viagem escreveu um post maravilhoso sobre como fazer dos museus um lugar interessante para as crianças. Eu sigo todas as dicas dela, incluindo a de fazer as crianças escolherem qual foi o quadro que elas mais gostaram em cada sala. Pois eu levei as meninas para ver a exposição “O Triunfo da Cor: o pós Impressionismo” no CCBB aqui de São Paulo e o que mais chamou a atenção da Gabi foram os quadros do pontilhismo. A gente entrou na sala procurando cores e ela achou muito legal ver os pontinhos de cores misturas. Na mesma hora resolvi que iria continuar a experiência em casa, fazendo uma atividade de pintura com cotonete.

Os muitos jeitos de pintar

A pintura com cotonete, inspirada no pontilhismo, é um dos inúmeros jeitos de fazer arte. Podemos fazer coisas lindas sem precisar usar pincel. Por aqui já falamos de pintura com folhas, com pompom e até com bexigas! Tem até um post com diferentes maneiras de pintar que virou até inspiração para uma amiga fazer com a filha todas as lembrancinhas da festa de 3 anos. Uma lindeza!

Minha primeira experiência com a pintura com cotonete foi com a Carol. Fizemos um marcador de livros que ficou mega fofo.

marcadores de livros para o Dia Dos Professores _default

Para fazer algo parecido com a Gabi, eu comecei separando os materiais:

. Lençol de artes
. Avental
. Tinta
. Cotonete
. Papel colorido

Para completar, acrescente uma criança animada, que quis me ajudar a pegar as cores, e nem esperou eu acabar de colocar a tinta na palheta antes de começar a pintar rsrsrsrs.

Pintura com cotonete, um jeito diferente dos pequenos fazerem arte - gabi começando a pintar

A Gabi começou riscando e fazendo alguns pontos com a tinta verde (a propósito, eu não tinha a menor expectativa de que ela ia,de fato, com esta idade, se limitar a fazer pontinhos).

Pintura com cotonete, um jeito diferente dos pequenos fazerem arte - gabi pintando

E logo no começo ela me surpreendeu.

Você chegou a ler os posts em que eu falo que ela está encantada pelas cores e pela ideia de conseguir misturá-las para criar novas cores? Pois eis que logo no início da pintura ela virou para mim e falou “Quero fazer marrom.” E não é que ela conseguiu!

Pintura com cotonete, um jeito diferente dos pequenos fazerem arte - gabi criando cor

A obra de arte ficou ainda mais legal com a cor feita por ela.

Pintura com cotonete, um jeito diferente dos pequenos fazerem arte - gabi terminando pintura

Ele me pediu para ajudar e eu acabei fazendo a borda de pontinhos. Nossa arte ficou assim!

Pintura com cotonete, um jeito diferente dos pequenos fazerem arte - pintura pronta

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

3 Comments

Comente
    • 3
      Patrícia Marinho

      Olá Maria Clarice. Obrigada pelo interesse. Já cadastrei o seu nome na nossa lista para receber os nossos emails. Espero que goste e aproveite!

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.