Grávida demais para brincar com seu filho: tem solução e dicas


By patcamargo

Eu passei por esta situação e não é mole não. Grávida, aquele barrigão, o cansaço de noites já mal dormidas e o filho mais velho querendo brincar. Pega-pega, girar no ar estão fora de cogitação. Na época eu também não conseguia ficar muito sentada por conta da falta de ar.

pregnant-244662_1280

Mesmo assim, eu encontrava algumas brincadeiras que funcionaram bem e meu filho curtia bastante, a ponto de repetirmos diariamente. Reuni então, aqui, as brincadeiras que fazia e algumas outras que encontrei pesquisando e espero que sirvam para você, que está grávida demais para brincar.

Destruir blocos de espuma

O Pocoyo curtiu durante muito tempo brincar com estes blocos de montar gigantes de espuma. E uma brincadeira que surgiu sem grandes pretensões, mas deu muito certo.

cidade-dos-blocos-gigantes-de-espuma-640901-MLB20433281550_092015-F

Eu montava as casinhas, sentadinha no chão, e ele vinha correndo do outro canto da sala, derrubava a construção e feliz da vida se jogava por cima do montinho. Se você não tiver os blocos podem usar almofadas, que o efeito é o mesmo.

Música coringa

Música sempre foi meu “ás de copas” nas brincadeiras. Sempre que eu estou cansada demais ou em momentos que, por exemplo, eu não estava me sentindo bem, mas precisava distrair as crianças, eu começava a cantar e eles embarcavam nas músicas. Quando elas vêm acompanhadas de gestos simples, então, ficam mais envolventes ainda!

Desenho nas costas

Uma dica que eu acho legal e tinha sempre em mente era buscar brincadeiras que as crianças pudessem fazer sozinhas, comigo só incentivando e participando mais sentada. Mesmo algumas brincadeiras mais agitadas para eles, como um caça ao tesouro, pode ser feita com você só orientando as tarefas que eles precisam cumprir.

Entretanto, há momentos em que você precisa que seu filho também fique mais calmo. A brincadeira de desenhar nas costas é uma boa alternativa. Você deita seu filho de costas e desenha com seu dedo ou uma forma geométrica, ou um número, letra e pede para a criança adivinhar o que você desenha.

acordam na cama - massagem

Brincar com a barriga da mamãe

Duas dicas muito legais que encontrei no blog Moving Smart é aproveitar sua barriga para que seu filho já tenha uma conexão com o futuro irmãozinho.

Desafie seu filho a construir uma torre sobre sua barriga, que não é uma plataforma reta ou estável. Você pode sugerir que ele use os próprios blocos de montar, ou massinha caseira de modelar. O divertido será se seu bebê chutar a barriga e começar a brincar com o irmãozão do lado de fora.

Outra sugestão é pedir que ele faça uma pintura para o irmãozinho, usando sua barriga como tela. Depois da obra pronta, fotografe para mostrar no futuro ao bebê.

Ciranda

Outra coisa que eu reparei neste período é que mais do que brincar, o que o Pocoyo queria era um tempinho de atenção para ele. Porque com a chegada de um novo bebê, ficamos ocupadas com tantas coisas – de enxoval a maternidade – que o mais velho acaba ficando mais esquecido. Então vale muito você reservar nem que sejam 15 ou 20 minutos contados no relógio para fazer uma brincadeira especial, que o mais velho goste, para que se sinta valorizado.
Quando a Potcho chegou em casa, eu brincava de ciranda com a Cururuca. Simples, mas que valia o momento.

Última dica de brincadeira simples, que você pode fazer junto e até sentada confortavelmente no sofá é brincar de amassar massinha de modelar com os pés. Isso mesmo. esta foi uma atividade que fiz para um post voltado a crianças que estão dodóis em hospitais, mas funciona perfeitamente neste caso. Para você, mais conforto e para seu filho, um desafio estimulante que trás nova vida para a brincadeira da massinha.

crianças estão doentinhas - pescaria com os pés

Espero que eu tenha ajudado a trazer dicas de brincadeiras legais que você pode fazer neste período de final de gravidez. Se você tem outra sugestão, escreve nos comentários. Com mais ideias podemos fazer uma versão 2 deste assunto para ajudar mais mamães gravidinhas.

E não perca nada do Tempojunto. Faça parte da nossa turma exclusiva que recebe nossas novidades em primeira mão e a atualização de tudo que acontece por aqui no e-mail, semanalmente. É gratuito, basta se inscrever.

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.