Dicas e receitas para o seu tempo na cozinha com as crianças


Coluna cozinha atualizada

A gente tem a coluna Tempojunto na Cozinha porque uma das maiores barreiras que temos para brincar com os filhos é a falta de tempo. Uma das saídas para isso é colocar as crianças nas tarefas do cotidiano, trazendo o lúdico para o nosso dia a dia. Nós já temos mais de 10 receitas publicadas e, com cada uma delas, aprendemos que basta um pouco de repertório para conseguir passar um tempo junto maravilhoso na cozinha com as crianças. Mesmo para quem, como eu, não gosta de cozinhar (ao contrário da Patcamargo, que adora).

Que dicas posso dar para quem quer colocar as crianças na cozinha?

A primeira, e mais importante, é que não tem idade certa para começar. Desde pequenas elas podem ir se ambientando com o ambiente e “assumindo” algumas tarefas. A Gabi tem 2 anos e meio e já participa dos momentos em que estou com a Carol na cozinha. Se estamos fazendo cupcakes, a Gabi coloca os ingredientes na vasilha e até ajuda a peneirar as farinhas. E a ajuda na hora de experimentar também é valiosa rsrsrsrs

Dicas e receitas para o seu tempo na cozinha com as crianças - carol e gabi experimentando cupcake

Aliás, olha como ficam bonitos os nossos cupcakes, prontos para a fase de decoração:

Dicas e receitas para o seu tempo na cozinha com as crianças - cupcakes prontos

Para quem se animou, a receita deste cupcake, que é facil de fazer e fica delicioso, veio deste post.

Outra dica, é que a presença da criança na cozinha requer cuidados de segurança e de higiene. A PatCamargo falou disso no post Canapés e Risoto para o jantar com os amigos e eu também encontrei um Guia para cozinhar com crianças de todas as idades que eu achei bem completo.

E que receitas posso fazer com as crianças?

Aqui temos três vertentes. A primeira, são as receitas fáceis de coisas que as crianças gostem de comer, como pão de queijo.

Receita de pão de queijo para fazer com as crianças - pao de queijo pronto

A outra é aproveitar o momento em que criança está envolvida com a cozinha para estimular a experimentação de novos alimentos de um jeito divertido. Tem pelo menos dois posts aqui do blog que ilustram bem isso:

Bolinho de abóbora com queijo de cabra

Criança na cozinha: comprando, provando e brincando com salada

Brincando, comprando e provando saladas com crianças - lily preparando

E finalmente, podemos aproveitar o Tempojunto na cozinha para mostrar que cozinhar pode ser um ato de carinho. Os vídeos que preparamos com a Marisa Furtado do Madame Aubergine Cozinha e Cultura, são exemplo disso. A Carol dá a ideia de presentear com os Scones de Morango que ensinamos a fazer no vídeo abaixo.

E então, se animou para passar seu tempo junto na cozinha com as crianças? Todo meses tem receita nova por aqui. Se você não quer perder nenhuma dica destas, inscreva-se na nossa Newsletter e você receberá semanalmente nossas novidades por email! É grátis. 

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião