Bóra brincar no restaurante com as crianças e a colher invertida


By patcamargo

Eu e meu marido sempre levamos as crianças para comer fora sempre que possível. Isso desde que eram bebês. O que significa buscar restaurantes adequados para as crianças e termos brincadeiras na manga para nos distrairmos enquanto esperamos a comida chegar na mesa. No livro Tempojunto há 10 ideias diferentes de brincadeiras para o restaurante e aqui no blog você encontra outras sugestões como esta da minhoca ou esta aqui.

Recentemente, testei outra que aprendi com o desenho da Peppa Pig! Sim, meus filhos já deixaram a Galinha Pintadinha, mas a Peppa volta e meia aparece. E neste episódio em particular eu vi a brincadeira da colher invertida. E vocês acreditam que dias depois eu fui brincar no restaurante com as crianças e elas se divertiram, mesmo já tendo visto o truque no desenho animado?

Para a brincadeira da colher mágica invertida você só precisa de uma colher. Isso mesmo. De preferência de sopa para que as crianças enxerguem melhor o efeito.

Bóra brincar no restaurante com as crianças e a colher invertida - colher

Mágica e imaginação

Para brincar, você pode mostrar ou pedir para a criança se olhar no lado da “barriga” da colher, ou o seu convexo. Nada demais, seu filho vai ver sua imagem refletida e vocês podem até fazer algumas caretas, brincar com a imagem distorcida ao aproximar e afastar o rosto da colher.

Mas então, você pede que ele vire a colher e olhe novamente. Surpresa! No lado côncavo a imagem aparece invertida. Isso por conta de uma lei de ótica. Mas se seus filhos não estudam física ainda na escola a explicação pode ficar para depois. O legal da brincadeira é justamente tentar descobrir como é que ficamos de cabeça para baixo somente virando uma colher.

Você pode criar um clima de suspense, de ciência para incrementar o momento, mas acredite, só o efeito da colher já garante uma diversão boa antes da refeição chegar. Para entender melhor eu fiz um videozinho.

E tem também uma foto, que não é minha, é do blog Céticos que mostra bem melhor as imagens vertidas e invertidas.

espelho-colher

Espero que você aproveite mais esta brincadeira bem fácil de fazer e que garante bons momentos de diversão, mesmo que sejam por poucos minutinhos. E para não perder nenhuma das nossas dicas, faça parte do nosso grupo que recebem semanalmente nossas atualizações por e-mail na Newsletter Tempojunto. E você ainda tem a vantagem de poder arquivar tudo para consultar quando quiser.

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião