Experiência ao ar livre para encher balão de uma forma bem divertida


Vamos brincar ao ar livre? Um pouco de sol, ar puro, longe de quatro paredes não faz mal a ninguém, certo?

A gente aqui no Tempoujunto já usou a mistura de bicabornato e vinagre em diversas brincadeiras. Fizemos a lava de vulcão e o saco que explode, por exemplo. Outra bem divertida que a Patricia Marinho fez com a Carol e os sobrinhos foi a tinta colorida borbulhante.

Desta vez, eu testei uma experiência que a Roberta Takenaka me deu como dica lá no Facebook (obrigada Rô!) para usar o gás produzido pela reação entre o bicarbonato e o vinagre para encher bexigas de uma forma mais divertida. Porém, confesso, que esta foi uma brincadeira que não deu o resultado que eu esperava. No post de referência, a informação é que o gás poderia ser usado como substituto do gás hélio, aquele que faz os balões flutuarem. Em casa aconteceu diferente.

Para esta experiência, você irá precisar de:

. Vinagre
. Bicarbonato
. Bexigas
. Garrafas plásticas vazias (de tamanhos variados)
. Funil
. Colheres para medir

ExperienciaBexigaMateriais

O copo plástico na foto eu usei para medir.

Talvez para maiores

Para começar a experiência, meça a quantidade de vinagre para colocar na garrafa. Eu usei 100ml na garrafa pequena e 200ml na grande. Acho que poderia usar mais, porque as bexigas não encheram completamente. Você vai ver.

Experiencia bexiga - quantidade vinagre

Experiencia bexiga - colocando vinagre

Em seguida, encha as bexigas soprando nelas com a boca. Isso serve para que elas ganhem elasticidade e diminua o risco de estourarem durante a experiência.

Experiencia bexiga - pat enchendo a bexiga

Com um funil, coloque bicabornato dentro das bexigas. Eu fiz a proporção de 1 colher de bicabornato para cada 100ml de vinagre.

Experiencia bexiga - jogando bicarbonato no funil

Então, com cuidado para não rasgar a borda da bexiga, envolva-a na boca da garrafa plástica. Outro ponto de atenção: deixe a bexiga caída na lateral da garrafa, para o bicabornato não cair antes da hora dentro do vinagre.

Experiencia bexiga - bexiga encaixada na garrafa

Você pode, dependendo da idade dos seus filhos, fazer toda esta preparação com eles, ou chamá-los nesta etapa. Para as fotos do post eu fiz tudo primeiro. Mas eu repeti todo o experimento-brincadeira com minhas filhas e algumas amiguinhas delas me ajudando em todas as etapas.

Então, no momento da “mágica” química, erga a bexiga para que o conteúdo dela se misture ao vinagre e veja o gás resultante da composição encher a bexiga!

Experiencia bexiga - duas bexigas enchendo

E aí? É bem legal ver que a experiência funciona! Em casa, confesso, as meninas gostaram mais da preparação que do resultado final rsrsrs. Acho que a experiência para encher balão seja mais emocionante para crianças maiores. Em todo caso, serviu para brincar. Ah! outro detalhe: as bexigas não viram balão com este gás. Ou seja, elas não saem flutuando como eu li que aconteceria no post ao qual fui marcada. Se na sua casa acontecer diferente e você conseguir fazer um balão, me conta como foi?

Experiencia bexiga - bexigas cheias

Espero que estas dicas de brincadeiras ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.