A história da Dona Baratinha virou tema de brincadeira


Você conhece a história da Dona Baratinha? Aquela que queria se casar e que tinha fita no cabelo e dinheiro na caixinha? Eu coloquei o link para uma versão da história, mas ela é daqueles clássicos que a gente acaba esbarrando por conta de livros e contação de histórias. Pois aqui em casa, esta foi uma história que rendeu uma brincadeira muito legal comigo e com a Gabi.

Quando a gente aprende a desenvolver uma brincadeira a partir dos recursos disponíveis

Tudo começou porque a Carol tinha um rato de pano, carinhosamente chamado do Dom Ratão aqui em casa. A Carol cresceu, o brinquedo passou para a Gabi e passou a fazer parte dos nossos teatrinhos.

Um dia, a Gabi trouxe da escolinha o  livro com a história da Dona Baratinha. A escola tem um programa de incentivo à leitura em que a cada 15 dias a criança traz para casa um livro para que os pais possam ler com os filhos. Um dos aspectos bacanas é que a criança escolhe a história que quer trazer.

Como eu percebi que a Gabi se interessou pela história, resolvi fazer dela uma leitura brincante e passei a propor brincadeiras envolvendo o tema. Por exemplo, peguei a coleção de bichinhos de brinquedo que temos em casa e usei para contar a história. Todos os animais queriam se casar com a Dona Baratinha, mas ela não aceitava nenhum porque faziam muito barulho à noite e ela não conseguia dormir.

Brincadeira com jornal e papelão - materiais

O único animal que a Dona Baratinha aceitou foi o rato, ou melhor, o Dom Ratão, que faz um barulhinho bem baixinho.

A Gabi adorou a ideia, até que ela se deu conta de que ela tinha todos os animais, menos a Dona Baratinha. E aí ela veio com a seguinte pergunta: “Mãe, amanhã você compra uma baratinha para mim?”

Na mesma hora eu disse que faria algo melhor. Ao invés de comprar uma Dona Baratinha, a gente ia fazer uma! E assim foi. Peguei um pedaço de papelão (que eu sempre tenho sobrando em casa) e  desenhei e recortei uma baratinha.

dona baratinha - desenho no papelao

Em seguida, peguei alguns materiais que tenho para customização de camisetas, como tecido colantes, laços de fita e apliques e fui enfeitar a Dona Baratinha.

dona baratinha - decoração

Olha que fofa ela ficou!

dona baratinha - dona baratinha pronta

A Gabi ficou e-n-c-a-n-t-a-d-a com o brinquedo e passou a brincar de contar a história da Dona Baratinha sozinha!

dona baratinha - gabi com dona baratinha e seu ratao

Se você gostou desta atividade, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

3 Comments

Comente
  1. 3
    Maria ines silva Mendes

    Muito bom brincar. Com o imaginário das crianças
    Que ajuda elas a sonhar e se desenvolve intelectuamente. Aprende ouvindo Histórias.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.