Atividade de coordenação motora fina com lousa e giz


Você tem uma lousa pequena em casa? E giz? Se sim, pode fazer uma atividade de coordenação motora fina bem bacana com as crianças pequenas, de 2 a 4 anos.

Sobre a coordenação motora fina

Para quem não sabe, a coordenação motora fina é que envolve músculos pequenos, como o das mãos. Desenvolver esta habilidade vai ser importante para a hora em que a criança for começar a se alimentar sozinha ou escrever.

Eu já falei bastante sobre o processo de desenvolvimento da coordenação motora fina no post Como estimular a coordenação motora do bebê. Nele eu conto desta habilidade para cada etapa do desenvolvimento do bebê, a partir do momento em que ele nasce.

A atividade de hoje é bem simples e serve para aquele dia em que você tem pouco tempo para brincar e quer preparar algo rapidinho.

Primeiro você desenha linhas e formas na lousa e deixa um copo com água e um pincel do lado.

Atividade de coordenação motora fina com lousa e giz_IMG_6801_Materiais giz lousa pincel

A tarefa da criança é usar o pincel molhado na água para apagar os traços que você fez. No início a dificuldade vai ser maior.

Atividade de coordenação motora fina com lousa e giz_IMG_6804_Primeiras pinceladas da gabi na lousa

Depois, ela pega o jeito e consegue fazer melhor.

Atividade de coordenação motora fina com lousa e giz_IMG_6806_Gabi pegou o jeito com o pincel

Você pode aproveitar para nomear as formas geométricas enquanto a criança “pinta”.

Viu como é simples? Se a criança tiver dificuldade de concentração ou não se interessar pela proposta, não tem problema. Basta mudar a atividade. Brinque de desenhar na lousa e invente uma história em cima do seu desenho, por exemplo.

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.