
Brincar livre na chuva para crianças a partir de 3 anos
O tempo de chuvas chegou aqui no Sudeste. E com uma característica muito legal que é típica da Primavera. Há uma temperatura agradável e as chuvas não têm tantos raios e trovões como as tempestades de verão. Eu achei que seria o momento certo de cumprir uma promessa feita aos meus filhos desde o ano passado: brincar na chuva.
Eu havia falado disso láááá atrás, sugerindo uma brincadeira com guarda-chuvas num post sobre férias em casa. Porém, naquela época, as crianças eram pequenas ainda e suscetíveis às fatídicas febres e resfriados que os deixam super mal e a gente sem dormir. Por isso, ou eu os levava para um lugar coberto só para se divertirem mesmo com o guarda-chuva e com alguns respingos, ou eu esperava a chuva passar e íamos brincar com as poças d’água.
Mas agora, a situação era diferente. Com 3 e 4 anos eu percebi que os episódios de gripes diminuíram bastante. O Pocoyo já havia se esbaldado comigo algumas vezes desde os 3 anos. Agora havia chegado a vez da Cururca e da Potcho (de 5 e 4 anos, respectivamente) experimentarem brincar livre na chuva.
Elas ficaram quase 15 dias acordando e desejando que o frio fosse embora e que chegasse uma chuvinha. O dia que eu falei que iríamos fazer uma experiência de pintura com a chuva, elas mal acreditaram. Chegaram da escola e poucas vezes as vi tirando tão depressa o uniforme escolar para assumir o uniforme pluvial: capa de chuva e guarda-chuva. Todo este paramento já fazia parte da brincadeira, afinal, tanto o guarda-chuva e ainda mais as capas, acabam sem uso durante boa parte do ano.
E bóra brincar! O brincar livre é sem regras e as crianças têm a oportunidade de experimentarem como querem dar vazão à diversão. Foi o que fizemos.
Elas correram, dançaram, lutaram contra a ventania e se divertiram horrores
Olha estas carinhas de felicidade. Eu nem preciso dizer mais nada.
Depois da chuva, um banho quente, pezinhos sequinhos e sem resfriados!
Ah! Seus filhos são menores que os meus? Então este post de experiência sensorial na chuva com seu bebê vai cair como uma luva.
Se você também tem filhos entre 3 e 7 anos, volte mais vezes. Todas as quartas-feiras eu estou por aqui, contando as peripécias do brincar com eles. E aproveite para assinar nossa Newsletter. Assim, semanalmente a gente te lembra de dar uma passadinha por aqui e você ainda fica sabendo das novidades do Tempojunto em primeira mão.
[…] Do nosso parceiro Tempojunto […]
Excelente!
Que bom que você gostou!