Brincadeiras simples que desenvolvem o lado artístico das crianças

Brincadeiras simples que desenvolvem o lado artístico das crianças


By patcamargo

Quem já me conhece um pouco sabe que eu gosto de arte, mas não levo muito jeito para desenho ou trabalhos manuais. Meu lance é dança. Lembro quando tinha uns 9 ou 10 anos que minha tia Juraci me levou à aula de artesanato que ela fazia, ainda em São Carlos. Eu estava eufórica! A professora me deu uma peça delicada de gesso, com a figura de uma casal de namorados, para eu começar a lixar. Em menos de um minuto eu tinha furado o rosto de um deles rsrsrs. Depois disso, eu fiz muitos vasos e cachepôs. Todos bem mais resistentes!

Mas meus filhos são diferentes de mim. E eles podem ter muito mais talento e paciência para atividades manuais e artes plásticas e eu quero que nas nossas brincadeiras haja sempre um espaço para a arte. Além do mais, é muito legal brincar com tintas, colagem e modelagem.

Durante 2016, eu busquei atividades que envolviam artes, que fossem simples, que pudesse envolver o Pocoyo, a Cururuca e a Potcho juntos (eles estavam com 6, 5 e 4 anos), cujo resultado fosse legal. Mas acima de tudo, com um passo a passo, um processo divertido. Porque a ideia toda de brincar quando envolve arte, desenho ou trabalhos manuais não é o resultado final, mas sim as descobertas e experiências durante o processo de criação. Isso é o mais importante!

É justamente no processo que seu filho vai explorar novos materiais, desenvolver a criatividade, resolver problemas, testar limites, inventar, experimentar sentimentos de satisfação, de frustração. Testar a paciência e a perseverança. E nossa função nisso tudo é favorecer cada momento destes, estando junto com ele, mas evitando a cobrança por um resultado perfeito. Afinal, se você já teve oportunidade de ver arte moderna sabe bem que “perfeição” no campo artístico é algo que pode ser bem diferente de pessoa para pessoa! Bóra, então ver quais foram as artes simples que desenvolvem o lado artístico das crianças feitas no ano passado.

1. Pintura com canetinha no filtro de café

O efeito é super bonito, o papel depois pode ser usado para enfeitar presentes, como papel de carta, ou para encapar cadernos. E ainda dá para descobrir as matizes que formam uma cor.

Descobrir as cores com canetinha e filtro de cafe - separaçao das cores final

2. Pintura com plástico

Esta eu fiz primeiro com um bebê. Mas para crianças maiores funcionou super bem. Eles se divertiram prá chuchu misturando tudo com o pé, a mão, o joelho!

Pintura gigante e sem sujeira para brincar com os bebês_15.13.14_Yukari tocando a tinta roxa

3. Pintura com a chuva

Brincar na chuva já é divertido. Pois eu aproveitei um dia de chuva mais fraca e as crianças brincaram de pintar com a ajuda da natureza. O processo é muito divertido e desperta a curiosidade!

4-observando

4. Flores de crepom e fotocópia da primavera

Esta foi uma dica de uma leitora do Tempojunto lá da Holanda. Eu resolvi testar e foi um sucesso! Mas não precisa esperar a Primavera chegar; dá para fazer agora mesmo.

Arte com flores - quadros prontos

4. Calendário do Advento

Eu estava sentindo falta de algo com um processo mais elaborado, então, escolhi este calendário do Advento para fazer com as crianças. E estava certa. Elas curtiram o passo a passo que desafiou a criatividade e inteligência de todo mundo para dar certo. E ainda foi um exercício de perseverança porque um acidente caseiro destruiu parte do calendário quando estava quase pronto e tivemos que recomeçar.

Tradicao de Natal que vira brincadeira e cria lembrancas incriveis para as criancas_calendario-pronto

Se você não quer perder outra dica de arte para fazer com as crianças, faça parte da nossa Newsletter Tempojunto. São mais de 10 mil pessoas que já recebem semanalmente as nossas brincadeiras por e-mail e tem fácil, fácil sugestões para passar o melhor tempo possível com os filhos.

+ E aí, o que você achou?