Tradição de Natal que vira brincadeira e cria lembranças incríveis para as crianças


By patcamargo

Daqui a pouco é o Dia de Ação de Graças e o início do Advento de Natal, que este ano começa no domingo, 27 de novembro. Para quem chegou este ano no Tempojunto, vale contar que eu vivo muito o Natal em casa e esta festividade faz parte da tradição da minha família desde que eu me conheço por gente. E desde que casei, eu e meu marido celebramos com as crianças todos os momentos do Natal.

Eu já contei um pouco sobre o que fazemos no Dia de Ação de Graças e já dei alguns exemplos de tradições que criamos em casa e as crianças amam e de brincadeiras que fazemos na noite de Natal com toda a família reunida. Tudo isso, faz com que o Natal seja mais do que ganhar presentes. Mas seja um momento de agradecimento, de fé, de se importar com as pessoas e de valorizar a família, seja qual for o seu modelo de família.

Uma coisa que iniciou em casa há pouco tempo é o Calendário do Advento. Para quem desconhece, o calendário faz a contagem regressiva do dia 1 de dezembro até o dia de Natal, 25 de dezembro. E a cada dia há ou uma mensagem ou uma atividade que represente o espírito do Natal. Todos os dias, você e seus filhos podem abrir uma das datas e curtir a atividade proposta ali. Meus filhos ficam cheios de curiosidade de saber o que vai acontecer de especial naquele dia e acaba que vamos celebrando o mês todo, como uma tradição de Natal. Meu calendário até o ano passado era este aqui, que veio em um livro de história do Natal. Ele tem pequenas janelinhas que vamos abrindo e descobrindo a mensagem.

Calendario do advento da Pat Camargo

Mas este ano resolvi fazer outro e chamar as crianças para me ajudarem. Assim começamos antes ainda a falar sobre boas ações e coisas legais que podemos fazer para celebrar o nascimento de Jesus. Eu pesquisei no Pinterest e achei muitas ideias. Algumas lindas de viver! Vou colocar as que mais gostei no final deste post. Mas eu preciso de algo que seja bonito, prático, fácil de fazer (pois eu não tenho muita paciência para horas de artesanato) e que meus filhos, de 4, 5 e 7 anos possam contribuir fazendo também.

Achei o que eu queria e mãos à obra! Primeiro os materiais:

Tradicao de Natal que vira brincadeira e cria lembrancas incriveis para as criancas_Materiais

Usei dois círculos de papelão bem duro (os que encontrei na loja de embalagens veio com efeito metalizado em um dos lados, mas isso não é essencial);

Palitos de sorvete;
Tinta acrílica;
Barbante para prender na parede;
Pregadores de madeira;
Cola de madeira, de silicone ou cola quente;
Tesoura;
Círculos coloridos com os números 1 a 25 (se você quiser um igual ao meu, é só acessar este arquivo e imprimir)

A primeira etapa é decorar os círculos de papelão. Eu me inspirei nestes posts que trazem figuras feitas com tinta e os dedinhos das crianças. Pintei os dedinhos das minhas filhas.

Tradicao de Natal que vira brincadeira e cria lembrancas incriveis para as criancas_Dedos-pintado
E elas enfeitaram a borda dos círculos. Olha como ficaram.

Tradicao de Natal que vira brincadeira e cria lembrancas incriveis para as criancas_Circulos-prontos

Enquanto elas faziam isto, eu aproveitei a ideia de outro post do Pinterest, que falava de um presépio de palitos de sorvete e pintei as imagens de Maria, José e o Menino Jesus, com tinta acrílica nos palitos. Usei canetinha hidrocor com a ponta bem fininha para desenhar os rostinhos.

O próximo passo foi cortar e colar os palitos de sorvete formando um pequeno presépio em cada círculo. Nesta etapa, você pode passar uma camada de verniz ou de cola branca na peça toda e esperar secar para que dure mais.

Tradicao de Natal que vira brincadeira e cria lembrancas incriveis para as criancas_Montagem-madeira-pintada-e-rosto-pronto

 

Uma atividade por dia

 

Cole um círculo no outro, costas com costas, formando a base do seu calendário. Com a cola de madeira, de silicone ou cola quente, prenda os pregadores em um dos lados do círculo. Lembre-se que ele precisa ficar com a parte “que prega” para fora do círculo. Como esta atividade também é para ser divertida, eu fiz um pouco por dia com as crianças. Dá uma olhada como deixei a mesa onde estávamos montando de um dia para o outro rsrsrsrs (ah! Detalhe dos dicionários servindo como peso para ajudar a colar os pregadores bem direitinho)

Tradicao de Natal que vira brincadeira e cria lembrancas incriveis para as criancas_mesa-baguncada

Fica assim no final.

Tradicao de Natal que vira brincadeira e cria lembrancas incriveis para as criancas_Pregadores-fixados

 

Faça um furo na parte de cima do calendário, com uma tesoura e passe o barbante. Sua base está pronta.

Tradicao de Natal que vira brincadeira e cria lembrancas incriveis para as criancas_Close-no-barbante

Recorte cada círculo com as datas e na parte de trás escreva uma atividade de advento por dia. Tem alguns exemplos neste post, mas você pode criar o seu leque de brincadeiras e boas ações que as crianças possam fazer com você no dia. Vocês podem assistir a um filme de Natal juntos, regar um jardim, começar a reciclar o lixo, pintar um desenho de Natal, escrever a cartinha do Papai Noel, ler a história do Natal, abraçar um amigo, ligar para um parente distante só para saber como ele está, enfeitar a árvore de Natal, separar brinquedos que não usamos mais para doação, aprender uma cantiga nova de Natal, fazer uma oração de agradecimento. E uma infinidade de coisas que serão especiais para vocês.

natal mágico para as crianças - várias ideias

Depois é só prender as bolinhas nos prendedores e esperar o momento certo de começarem a aproveitar seu calendário de Advento!

Tradicao de Natal que vira brincadeira e cria lembrancas incriveis para as criancas_calendario-pronto

Que tal a ideia? Para estar sempre por dentro do que acontece no Tempojunto, inclusive outras dicas de presentes, lembranças e decoração de Natal, increva-se na nossa Newsletter. É gratuito e você recebe um e-mail semanal com tudo o que produzimos. Ah! Não esqueci não! Olha aqui as outras ideias lindas de calendários de Advento para você se inspirar:

Tradicao de Natal que vira brincadeira e cria lembrancas incriveis para as criancas_montagem-calendarios

4 Comments

Add yours
  1. 1
    Michele Alves

    Eu adoro. minha filha tem 19 meses, fiz ano passado e este ano também. Tenho um pouco de dificuldade para encontrar atividades, já que ela não gosta de assistir filmes, não entende muito a concepção de Jesus – não somos cristãos- mas é uma diversão…

    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Michele,
      Eu também faço todos os anos. Minha filha, mais nova, agora tem 3 e já participa ativamente de todas as tradições. Os valores vão sendo passados e é isso que importa.
      Beijos e ótimas festas,
      Patrícia

+ Leave a Comment