Um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora e trazer para brincar com seu filho

Um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora e trazer para brincar com seu filho


By patcamargo

Escrevi este post pensando em quem está agora trabalhando ou vai ficar o dia todo fora e quer que seu filho saiba que você pensou nele. Que tal, levar para casa um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora, com materiais que provavelmente consegue encontrar com facilidade. E em casa, mesmo que você só tenha 10 ou 15 minutinhos para brincar, tenho certeza que seu filho vai curtir a novidade.

Claro que você também pode fazer este peixe articulado, que parece de mola, em um momento em que esteja com as crianças. Eu fiz com a Potcho e a Cururca e foi ótimo. Nos divertimos fazendo (levou 15 minutos com as meninas. Quando fiz sozinha, terminei em menos de 5 minutos. Ou seja, dá para usar um pedacinho do intervalo do almoço) e depois brincando.

Você irá precisar de 1 folha de papel sulfite. Eu tinha colorido, mas branco serve também. 1 tesoura e cola líquida ou bastão. Só isso.

Um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora e trazer para brincar com filho_MATERIAIS

O primeiro passo é fazer um quadrado da sua folha retangular. Você consegue isso dobrando um triângulo, puxando a ponta superior do papel e dobrando até a metade da lateral oposta. Depois corte o retângulo que sobrou e abra seu triângulo. Você terá um quadrado assim.

Um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora e trazer para brincar com filho_QUADRADO-DE-PAPEL

Você também pode medir 21 centímetros de altura do sulfite e tirar os 7 centímetros restantes, formando um quadrado de 21X21 centímetros.

Cortar as espinhas do peixe

Em seguida, pegue as duas pontas superiores do quadrado e traga-as até a dobra central, marcando bem. O resultado será parecido com um cone de Temaki ou de sorvete.

Um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora e trazer para brincar com filho_16.34.41_Fazendo-a-dobra-do-cone

Um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora e trazer para brincar com filho_16.35.50_DOBRA-FINAL

Um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora e trazer para brincar com filho_12.16.06_SEGURANDO-CONE

Abra novamente o quadrado e dobre-o no meio, formando um triângulo (use a mesma dobra do início). Agora vem a parte mais delicada do processo. Você irá fazer vários cortes paralelos, começando desta dobra e indo até a marca que ficou da dobra do cone. Esta é a espinha articulada do peixe. Comece pela parte mais fina do triângulo (a ponta do rabo do peixe) e vá em direção à parte mais larga (a cabeça). Deixe uma parte sem cortar na cabeça.

Um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora e trazer para brincar com filho_12.16.20_Triangulo-formado

Um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora e trazer para brincar com filho_12.19.27_Cortando-espinhas_1

Um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora e trazer para brincar com filho_12.45.33_Cortando-espinhas-zoom

Um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora e trazer para brincar com filho_12.20.55_Cortes-da-espinha

Como você reparou, as meninas cortaram os peixes delas. Parece muita instrução, mas você vai ver como é bem simples quando for a sua vez. O resultado final é assim, com o quadrado todo aberto

Um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora e trazer para brincar com filho_12.20.37_Resultado-aberto-espinha

Finalizando o peixinho

O próximo passo é passar cola em um dos triângulos laterais e colar o outro, formando um cone de temaki ou cone de sorvete. Deixe secar um pouco, enquanto você corta a língua e as nadadeiras do peixe.

Um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora e trazer para brincar com filho_12.25.06_Cola-em-triangulo

Um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora e trazer para brincar com filho_12.26.03_colagem-1

Para os detalhes do peixe aproveite aquele retângulo de sulfite que sobrou lá do início da nossa montagem. Eu desenhei de forma bem rústica uma língua, duas nadadeiras (desenhando uma gota grande). Também fiz, com uma canetinha hidrográfica dois olhos.

Um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora e trazer para brincar com filho_12.44.48_Olhos-e-barbatanas

Fiz assim porque a ideia é um brinquedo rápido, que você consegue fazer no escritório mesmo. Mas se você tiver mais tempo, pode desenhar com caneta hidrocor olhos mais bem feitos e coloridos, pode pintar seu peixe, decorar com escamas ou com o que preferir.

Com seu cone de peixe seco, corte o “bico” da parte da cabeça do peixe, deixando mais arredondada. Esta parte que você cortou será a cauda do peixe.

Um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora e trazer para brincar com filho_12.31.02_Barbatana

Cole a cauda, os olhos, as nadadeiras e a língua do seu peixe. As meninas resolveram desenhar um coração para a testa das peixinhas delas. Ele ficará assim:

Um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora e trazer para brincar com filho_13.06.39_Peixinha-coracao

Quando estiver seco, aqui vai o truque final: com cuidado, abra a “espinha do peixe” e dobre o cone, deixando-o flexível.

Um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora e trazer para brincar com filho_13.17.10_peixe-flexivel

Está pronto para levar para casa e fazer uma surpresa para seu filho quando chegar do trabalho!

Um brinquedo caseiro que você consegue fazer agora e trazer para brincar com filho_sofia_peixe_final

Eu gosto muito de fazer brinquedinhos caseiros rapidinhos para usar em vários momentos com as crianças. Você sempre verá uma dica destas por aqui. Mas não perca! Faça parte do grupo que recebe nossa Newsletter semanal. A inscrição é gratuita.

+ Nenhum comentário

Deixe seu comentário


E aí, o que você achou?