10 brincadeiras para crianças de 2 anos – parte 2


O post de hoje é uma continuação do post 10 brincadeiras para crianças de 2 anos que escrevi quando a Gabi completou dois anos e seis meses. Hoje trago um compilado de outras 10 que fiz com ela entre 30 e 36 meses.  Como falei no post da semana passada, com as melhores atividades de artes para crianças de 2 a 3 anos, amo olhar para trás e ver quantos momentos bacanas vivemos juntas!

1. Brinquedo caseiro de caixa de ovo

Furar a caixa de ovo para que a criança possa encaixar o cotonete é ótimo para desenvolver a coordenação motora fina. O mais impressionante foi o tanto de tempo que durou aqui em casa e a quantidade de vezes em que a Gabi quis repetir a brincadeira.

Brinquedo com caixa de ovo - gabi brincando

2. Encontre a tampa.

Taí uma atividade que eu não dava nada e rendeu horrores. Consiste em colocar vários potes de tupperware abertos no chão para que a criança encontre a tampa. Quanto maior a variedade de tamanhos e formatos, melhor. Explico melhor como funciona no post Como brincar com potes de cozinha.

Gabi com os potes

3. Cantinho de massinha

Cantinho de massinha é um tema frequente por aqui. Dessa vez a dica é o cantinho de massinha com palito de picolé. Fizemos formigas, segundo a Gabi rsrsrsrs.

Mais um cantinho de massinha para crianças pequenas - bonecos prontos

4. Circuito no sofá

Não é porque não deu para sair de casa que as crianças precisam ficar sem se movimentar. Uma dica é fazer um circuito no sofá.

circuito - gabi pulando no sofa

5. Eu espio

Já esta dica é uma solução para brincar na hora em que a criança está diante de um mar de brinquedinhos. Em “Eu Espio” você menciona um objeto e a criança tem que procurar. Super simples fácil.

Eu Espio - uma brincadeira para o mar de brinquedinhos_10.24.10_Bebe pegando brinquedo

6. Pegue o pompom

Bastam fita crepe e pompons (pode ser bolas de algodão colorido ou bolas de papel de seda amassad0) para ter uma ótima brincadeira de estímulo para os pequenos.

IMG_7194_IMG_7195_IMG_7196_Gabi brincando com pompom2

7. Peças Soltas

Conhece a teoria das peças soltas? Minha nova paixão! Melhor conhecer no vídeo.

8. Diego Aventureiro

A TV faz parte da vida das crianças, né? Desde que não seja em excesso, está ok. Que tal tentar tirar o melhor proveito possível da programação trazendo o personagem preferido para as brincadeiras? A gente fez isso com Diego Aventureiro, que virou o tema de uma maravilhos brincadeira de faz de conta. Está tudo explicado no post Quando a TV inspira a brincadeira. Na for, a Gabi com a sua “Câmera Click” (quem conhece o desenho vai entender).

Quando a TV inspira a brincadeira_IMG_7055_Gabi-com-maquina-de-fotografar

9. Mamãe raposa

Sabe brincadeira boba, mas muito boba? Esta é uma dessas. As crianças embaixo de um cobertor na cama viraram a brincadeira da Mamãe Raposa (nome criado pela Gabi)

10. Elefante de rolo de papel higiênico

Para terminar, que tal fazer brinquedos com rolo de papel higiênico? Achei que meu elefante, feito a pedido da Gabi, ficou o máximo! O melhor é que rendeu um monte de brincadeiras de faz de conta sobre os amigos da savana!

Elefante e outras ideias com rolo de papel higiênico_18.39.08_resultado-final-elefante

Tem muito mais dicas de brincadeiras aqui no site. É só usar uma das nossas ferramentas de busca para encontrar o que precisa. E se você não quiser perder nenhum conteúdo que publicamos para bebês, clique aqui para baixar o seu ebook “Como montar uma área de brincar” e entrar para a nossa lista de emails. Toda semana mandamos um resumo que foi publicado no blog para você. 

Ebook area de brincar_1

9 Comments

Comente
    • 2
      Patrícia Marinho

      olá Benedita,

      Acabei de fazer o seu cadastro na nossa lista. Espere que goste e aproveite bastante o nosso conteúdo.

      Beijos e obrigada pelo interesse,

      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.