Tirar a criança da frente das telas: como fazer?


Tirar a criança da frente das telas. Taí uma coisa que a gente sempre quer, né?  Pois hoje temos uma dica ótima: traga para o mundo real o que a criança gosta de fazer no assistir no mundo virtual. Isso mesmo. Se você percebe que a criança gosta muito de um determinado desenho ou jogo, faça a brincadeira continuar de um jeito analógico.

Por exemplo: de tanto que a gente faz atividades criativas em casa, a Gabi gosta de assistir vídeos tutoriais. Eu deixo ela assistir para escolher alguma coisa que chama a sua atenção e depois a brincadeira é fazer atividade que ela escolheu. Foi assim com o gatinho de papel que vamos mostrar como fazer hoje.

Das telas para a vida real

Nós já falamos várias vezes não consideramos a tecnologia um inimigo. Até porque, ela está aí para ficar e não queremos ter filhos analfabetos digitais. O grande problema das telas é o excesso. Quando a criança passa a ter a tela como companhia, aí temos um problema. Do contrário, nossa tarefa é ver como fazer da tecnologia nosso aliado, estabelecendo limites, como falamos no vídeo abaixo.

Essa ideia de trazer o mundo virtual para o real começa com fazer em casa as brincadeiras que as crianças aprendem no desenho animado. Por exemplo, se o seu filho gosta de desenhos como Diego ou Dora, a Aventureira, você pode aproveitar e fazer uma aventura em casa. Damos detalhes sobre isso no post Quando a TV Inspira a Brincadeira.

Mas podemos fazer mais!

Do app PlayKids para a vida real

Um dos conteúdos do Playkids são os tutoriais do Superhands. Neles as crianças aprendem a fazer experimentos e brinquedos caseiros. Foi lá que a Gabi aprendeu os passos para fazer o gatinho de papel que fica em pé de verdade.

Você vai precisar de:
. Papel cartão 180 gramas
. Papel sulfite
. Canetas
. Cola
. Tesoura

O primeiro passo é usar o papel recortar duas tiras de dois cm de largura e pelo menos 10 cm de comprimento.


Cole das pontas da tira de papel conforme a foto abaixo.

Em seguida, dobre a tira, uma em cima da outra, formando uma sanfona.

Quando terminar de dobrar, coloque um pingo de cola na ponta do papel para prender as tiras.

No final, a sanfona fica assim:

Feita a sanfona de papel sulfite, hora de desenhar a parte da frente e a parte de trás do gato usando a canetinha e o papel 180 gramas.

Recorte e cole as partes do gato na sanfona de papel.

Espere secar e está pronto o seu gatinho!

Gostou da nossa dica de atividade para tirar a criança frente das telas? Se quiser mais inspiração, baixe o nosso PDF gratuito com a lista de 30 brincadeiras para tirar as crianças das telas.

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.