Como fazer geleca sem bórax


É impressionante como tem brincadeiras que parecem ser unanimidade entre as crianças. Brincar de amoeba, também conhecida como geleca, é uma delas. O legal é que o adulto que resolve brincar junto acaba se divertindo também. Tanto que fomos procuradas pela Rede Globo para ensinar alguma brincadeiras no programa É de Casa, transmitido aos sábados pela manhã e eles pediram justamente fazer massinha gelatinosa. Então vamos aprender como fazer geleca sem bórax, igualzinho à que a gente fez na TV?

Você vai precisar de:

. um vidro de cola de isopor. Você define a quantidade. Para a receita deste post, eu usei um tubo de 90g.
. amaciante
. tinta guache ou corante de alimentos de qualquer cor
. um pote para fazer a mistura
. um copo com água
. colheres

Como fazer geleca sem bórax - materiais

Eu resolvi fazer experimentar duas receitas, uma com corante e outra com guache, para ver qual seria a diferença.

1. Despeje a cola de isopor no recipiente.

Como fazer geleca sem bórax - jogando cola

2. Se estiver fazendo com tinta guache, coloque uma colher rasa de tinta de qualquer cor e misture. Assim a cola já fica colorida antes do amaciante se adicionado à mistura.

Como fazer geleca sem bórax - colocar tinta guache

3. Se estiver fazendo com corante de alimentos, comece colocando o amaciente. O corante entra depois. Como você vai perceber, é a reação química do amaciante com a cola que dá consistência a mistura. Por isso, não tem quantidade exata de amaciante. Comece com 3 colheres de sopa e bata bem.

Como fazer geleca sem bórax - jogando amaciante

4. Acrescente aos poucos mais amaciante, juntamente com o corante, sempre batendo bem, até chegar na consistência desejada.

Como fazer geleca sem bórax - mistura com amaciante colorida

Quando estiver no ponto certo, mais ou menos consistente de acordo com o seu gosto, é a hora de acrescentar água. Ela serve para “lavar” o amaciante. Você verá que a água e a geleca não se misturam.

Como fazer geleca sem bórax - geleca pronta

Então é só jogar a água fora e está pronta a sua massinha gelatinosa. Olha como ficou a minha:

Como fazer geleca sem bórax - geleca pronta sem agua

A vantagem de fazer com guache é que a cor fica mais viva e é mais fácil de tirar da mão. Por outro lado, com o corante de alimentos, saiu menos tinta no dia seguinte.

Tanto a Carol quanto a Gabi, que estava sem roupa, pronta para ir para o banho e por isso não aparece na foto, adoraram brincar de geleca em casa!

Como fazer geleca sem bórax - carol brincando com a geleca

Quando deixei a geleca ao ar livre, ela durou aproximadamente 3 dias, ficando mais dura à medida que o tempo passava. Já a mistura que mantive num tupperware fechado, durou mais tempo, porém como ficou o tempo todo “molhada” acabou soltando mais tinta. É bom para quem não tem medo de bagunça.

Ah, e para quem ficou curioso, clique aqui para assistir nossa participação no É de Casa. Lá a gente mostra como faz cobra de espuma e a massinha gelatinosa.

7 Comments

Comente
  1. 4
    Bianca Fontes

    Olá, será que eu ao invés de amaciante posso usar sabão de lavar carro? Ou eu não preciso usar amaciante? Espero ser respondida logo

    • 5
      tempojunto

      Olá, Bianca, muito obrigada pelo seu comentário. Não recomendamos o sabão de lavar carros, pois desconhecemos sua composição química. Como muitos deles tem desengraxante, podem ser tóxicos para as crianças. Já testamos com o amaciante e, caso você ou seu filho (sua filha) não tiverem alergia ao produto, podem usar também.

    • 7
      Patricia Camargo

      A melhor coisa Luninha é manter num saco plástico fechado para conservar mais. Uma vez que secou, ela não volta ao estado de geleca.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.