Brincadeira para estimular a coordenação motora fina de crianças


Hoje eu vou mostrar mais uma brincadeira para estimular a coordenação motora fina de crianças pequenas. Vamos fazer um brinquedo caseiro: um colar de canudo.

Brincadeira para estimular a coordenação motora fina de crianças - gabi colocando o barbante no canudo

Por que é importante estimular a coordenação motora fina

Coordenação motora fina envolve o uso dos pequenos músculos do nosso corpo que permitem, entre outras coisas, escrever, desenhar, coordenar os movimentos das mãos e dos olhos, etc. Esta é uma habilidade que se desenvolve bastante na primeira infância (período que vai da gestação aos 6 anos), sendo a brincadeira um ótimo veículo para desenvolvê-la.

Para a atividade de hoje, você vai precisar de:
. Barbante
. Fita mágica
. Canudo
. Tesoura

Brincadeira para estimular a coordenação motora fina de crianças - materiais

O primeiro passo é cortar o canudo em partes de mais ou menos 2 cm de comprimento.

Brincadeira para estimular a coordenação motora fina de crianças - cortar o canudo

O segundo passo é preparar o fio que será usado para passar pelo canudo. Eu fiz o meu colocando uma ponteira de fita mágica no barbante.

Brincadeira para estimular a coordenação motora fina de crianças - durex no barbante

Se você tiver em casa um sapato com cadarço fino, que parece um espaguete, pode pular este segundo passo. Seu trabalho vai ser tirar o cadarço do sapato. Mas não pode ser um cadarço tradicional porque, como você vai ver mais adiante, é difícil passar pelo canudo.

Agora é chamar a criança para fazer o colar!

Brincadeira para estimular a coordenação motora fina de crianças - gabi fazendo a atividade

Todo dia tem um tema diferente para você se divertir  com as crianças por aqui. Se não quiser perder nada,   inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

12 Comments

Comente
  1. 1
    zenilda Roque

    Eu adorei matéria, pois é a primeira vez que estou trabalhando com pré escola e suas idéias estão me ajudando muito. Muito obrigada

  2. 3
    ROSA MARIA

    excelente toda atividade para desenvolver a coordenação motora é sempre bem- vinda. principalmente se for através de brincadeira. Vou usar a atividade de canudos na data comemorativa carnaval.

  3. 5
    Tatiana

    Olá td bem?
    Trabalho em um programa socioeducativo Primeiro Infância Melhor trabalhamos com crianças de 0 a 6 anos e sempre olhamos o seu site que possui atividades ótimas como tb trabalhamos com sucata e aproveitamos coisas de casa para atividades de estimulação, parabéns muito colabora pra nos!!!
    E que idade seria essa atividade???? 3 a 4 anos????
    Beijos Tatiana – visitadora

    • 6
      Patrícia Marinho

      Olá Tatiana,

      Mil desculpas pela demora em responder. Seu comentário tinha ficado para trás :(
      Conhecemos bastante o PIM e achamos o trabalho maravilhoso, especialmente por tem conseguido sobreviver aos mandatos e ter se tornado uma política pública de fato.
      Sim seria uma atividade para crianças a partir de 3 anos. Depende um pouco do nível de desenvolvimento da coordenação motora fina. Pode ser mais fácil ou mais difícil para algumas crianças.

      beijos e bom trabalho aí no Sul,

      Patrícia

    • 8
      Patrícia Marinho

      Olá Kaylane,
      Obrigada pelo interesse. A gente não consegue mandar ideias específicas de uma faixa etária. Se quiser receber o nosso email semanal com o resumo do que postamos no blog, com ideias para todas as faixas etárias, é só se cadastrar e entrar na nossa lista. É grátis. o link para o cadastro é este aqui:
      http://bit.ly/Cadastro_Newsletter_Banner
      Beijos,
      Patrícia

  4. 9
    LETÍCIA

    Sou professora de EE e trabalho com uma aluna de 10 anos que não fala e não tem coordenação motora, estou precisando muito de atividades para trabalhar com ela .
    a aluna também não concentra em nenhuma atividades, qual o melhor jeito para fazer com que ela concentre mais em suas atividades.
    Obrigada

    • 10
      Poliana Marques

      Olá Letícia, muito obrigada pela sua mensagem! O seu caso é bem específico e o ideal é conversar com um especialista. Temos no nosso site dicas de brincadeiras para ajudar na concentração (você pode usar o campo busca), mas um especialista pode te ajudar muito.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.