Brincadeira simples com bola para um momento ao ar livre


Como eu (aqui é a Patcamargo) amo a quinta-feira de brincadeira ao ar livre! Confesso que me incomoda muito quando o clima é desfavorável e tenho que ficar dentro de casa com as crianças. Eu prefiro sair e brincar do lado de fora o máximo que podemos. Por isso, escrever estes posts me estimulam a sempre pensar em algo legal e diferente para propor aos meus filhos e que possam também ser feitos por você, no seu momento de estar ao ar livre.

Tem vezes, porém, que eu saio sem ter uma brincadeira definida. Às vezes levo algum material, como bola ou lençol. Em outros momentos deixo que a brincadeira surja do que nós encontramos nos lugares que vamos. Foi assim, por exemplo, com o jogo de taco inusitado, ou a escalada.

Desta vez, a brincadeira simples com bola é o Bola na Parede. Para brincar, você precisa de uma bola. Eu usei aquelas de plástico, bem molinha. Pode ser uma de futebol, ou uma menor, como de tênis. Você escolhe o que achar mais compatível com o momento dos seus filhos. E uma superfície vertical resistente. Em outras palavras, uma parede. Mas pode ser um muro, uma árvore (fica mais desafiante) ou um poste, por exemplo.

Brincadeira simples com bola para um momento ao ar livre - meninas com a bola

Já ouviu falar em squash?

Começamos a jogar, com uma regra simples: cada um joga a bola contra a parede e o outro precisa pegá-la antes que ela quique no chão. E uma observação: quem jogar a bola precisa manter uma linha acima da cabeça do mais alto. No meu caso, eu deixei que eles jogassem mais ou menos na altura do meu peito, porque as meninas ainda são pequenas. Estão com 5 anos.

Brincadeira simples com bola para um momento ao ar livre - bola na mao

Como ficou difícil pegar a bola sem quicar, mudamos de novo e passou a valer deixar a bola pingar no chão uma vez antes de pegarmos. Foi então que o jogo fluiu. Todos conseguiam bater a bola na parede e o outro pegava.

Brincadeira simples com bola para um momento ao ar livre - larissa jogando a bola

Você pode organizar da forma que quiser esta brincadeira, facilitando ou dificultando as regras, conforme a idade e desenvolvimento dos seus filhos. Se forem mais novos, a bola pode até rolar no chão depois de bater na parede. Ao contrário, caso seus filhos sejam mais velhos, vocês podem bater a bola na parede e ir rebatendo um para o outro, sem pegá-la na mão, numa versão adaptada do squash.

O squash é um jogo em que os participantes precisam bater e rebater uma bolinha pequena de borracha na parede, usando raquetes semelhantes ao tênis de campo.

Mas voltando à brincadeira, teve um momento em que a Cururuca resolveu sair pela quadra, jogando a bola para o alto, e cabeceando ou chutando de primeira (sem a bola bater no chão). O que eu fiz? Nada! Continuamos a brincar, uma na parede, outra chutando a bola. E assim, a gente valoriza a iniciativa das crianças, sem estressar com “precisa brincar do jeito que tem que ser”. Dá uma olhada nas fotos e fala pra mim se ela não tem futuro? ;)

Brincadeira simples com bola para um momento ao ar livre - Sofia chutando a bola

Brincadeira simples com bola para um momento ao ar livre - sofia jogando a bola pra cima

Brincadeira simples com bola para um momento ao ar livre - sofia correndo

Mesmo sendo bem simples, bater a bola na parede tem tudo para estimular a coordenação motora grossa (de membros superiores e inferiores), coordenação olho-mão, noção dos efeitos e diferenças de força, altura e distância, além de entender na prática sobre velocidade. Para os mais velhos dá até para falar de física: a 3a. lei de Newton que diz que toda força aplicada recebe de volta uma força igual, no sentido contrário. É ação e reação. Traduzindo para a brincadeira, se você jogar a bola com muita força contra a parede, ela vai voltar com a mesma força para você.

E se você quer ver como a brincadeira pode facilitar seu dia a dia com as crianças, acompanhe o Tempojunto. Inscrevendo-se na nossa newsletter, você recebe semanalmente nossas atualizações.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.