Fiz as fantasias de Carnaval dos meus filhos

Fiz as fantasias de Carnaval dos meus filhos


By patcamargo

Quem segue o Tempojunto já sabe. Eu tenho três filhos e pouca habilidade manual. No Carnaval eu geralmente apelo parar fantasias compradas ou aquelas que bastam um short e camiseta colorida.

Mas neste Carnaval eu resolvi fazer diferente. Afinal, quão difícil pode ser fazer uma fantasia não é mesmo? :)

Materiais de casa

A primeira bobagem que cometi foi deixar que cada um escolhesse sua fantasia, sem delimitar alternativas. Afff. Acabei com uma lista formada por Moana, Princesa Elena de Avalor e Authentic Games.

Bom, fui vasculhar a casa em busca de matéria prima para começar as obras. Encontrei isso.

Fiz a fantasia de carnaval dos meus filhos - camisetas e vestido

Achei também uma anágua (quase não se fabrica mais), um rabo de cabelo falso, uma bermuda preta, papel crepom marrom e um colar de pérolas fininha que eu não usava há séculos.

Feito isso, fui às compras com um orçamento de R$50,00. Como não dava tempo de ir num grande armarinho, fui no bazarzinho perto de casa mesmo. Linhas, fitas, dois pedaços de tecido de caminho de mesa, esmalte azul e perolado, contas brancas, flores, cola quente e cola de silicone.

O mais difícil foi encontrar a camiseta xadrez verde (!!!) e uma fita bonita vermelha e dourada. Um encontrei num bazar do Exército da Salvação. A outra numa liquidação de decoração de Natal. Total gasto R$47,85.

Fiz a fantasia de carnaval dos meus filhos - materiais

A nova musa

Comecei os trabalhos pela Moana. Medi a cintura da Cururuca com um elástico e passei a medida para o papel crepom. Cortei no sentido da largura tiras finas e deixei no final um pedaço de um palmo de altura sem cortar.

Fiz a fantasia de carnaval dos meus filhos - materiais saia

Fiz a fantasia de carnaval dos meus filhos - cortando o crepom

Fiz o mesmo com outro papel mais grosso, meio dourado velho que eu também arrumei na liquidação de Natal. As duas folhas juntas ficaram com jeito de saia havaiana.

Fiz a fantasia de carnaval dos meus filhos - pano dourado e marrom

Em seguida, cortei o caminho de mesa mais ou menos no meio, medindo para ficar acima do comprimento das saias. Colei tudo com cola de silicone (que eu descobri que é incrível mesmo. Quase uma superbonder para tecido e papel) e costurei na parte de baixo da camiseta vermelha, que eu cortei para fazer o bustiê da Moana. Passei um elástico fininho nesta faixa, só para ficar ajustado na cintura da Cururuca e prontinho!

Fiz a fantasia de carnaval dos meus filhos - saia pronta

Pontos negativos desta saia: os movimentos ficam meio limitados. A Cururuca conseguiu correr com ela, mas não dá para subir em árvores rsrsrs. E é preciso cuidado para sentar. No dia do baile de Carnaval da escola, eu mandarei uma outra saia marrom normal para substituir, caso esta rasgasse.

Bustiê

A parte de cima da fantasia da Moana eu comecei cortando a parte de baixo da camiseta vermelha (esta parte justamente é o pedaço que eu usei para prender as partes da saia). Em seguida, copiei no papel adesivo o desenho que estampa o bustiê da heroína. Fiz como se fosse aqueles moldes vazados de pintura em tecido, sabe?

Então, colei o molde no tecido e pintei com tinta para tecido marrom. Olha que ficou direitinho!

Fiz a fantasia de carnaval dos meus filhos - bustie

Com a tinta seca, eu preguei o colar de bijuteria de pérola na camiseta, com cola de silicone, fazendo duas fileiras de contas. E ficou muito próximo do original :)

Mas a Moana ainda tem outro detalhe importante: o colar azul e branco que carrega o coração da Terra. Bom, eu nem tentei fazer algo que parecesse uma caixinha. Precisava ser mais prática. Então, usei cola quente, uma tampa de achocolatado para dar o formato, esmalte azul e branco perolado, fio de algodão marrom e contas brancas.

Segui o passo a passo deste vídeo, mas simplifiquei bem a parte da pintura e da amarração das contas.

O meu ficou assim no final. Vai, até que ficou legal!

Fiz a fantasia de carnaval dos meus filhos - colar moana

Saia, bustiê, uma sandália marrom que a Cururuca já tinha, colar e temos uma Moana. Bóra para o restante!

Elena de Avalor

Talvez você não a conheça ainda porque Elena de Avalor (a primeira princesa latino americana é como a Disney a descreve) só passa na televisão, no canal fechado Disney. Mas ela ainda vai chegar até seus ouvidos. Esta é uma foto dela.

Princess_Elena_3

Esta foi, das três, a fantasia que mais usei coisas emprestadas. Primeiro tentei aproveitar o vestido vermelho lá do início do post. Não ficou bom. Então parti da camiseta vermelha (usei outra para a Moana). No armarinho perto de casa comprei 1 metro de faixa vermelha brilhante de renda com elastano. Cortei ao meio e preguei uma na outra com cola de silicone. Ficou uma faixa bem largona.

Passei linha, puxei e fiz um babado. Então costurei o babado somente na parte da frente da camiseta. A anágua emprestada da Vovó Lena (minha mãe) serviria direitinho para fazer a parte de baixo do vestido.

Fiz a fantasia de carnaval dos meus filhos - camiseta vermelha

Olha a pinta da anágua.

Fiz a fantasia de carnaval dos meus filhos - saia bege

Mas faltava a sobressaia vermelha na frente. Bom, usei um tecido que estava no meu armário e funcionava como objeto de brincadeira das crianças. Ele é vermelho e cheio de lantejoulas. Costurei com alinhavo mesmo um elástico em uma das laterais do tecido para poder amarrar na cintura da Potcho. Em seguida, peguei um pedaço de fita dourada e amarrei a parte da frente do tecido, como se fosse uma cortina. Assim, consegui imitar o efeito da saia da princesa. Dá para ver na foto? (Aliás, este post foi criado enquanto eu fazia as fantasias, no horário que eu tinha para fazer – normalmente à noite – então, as fotos são de celular mesmo, sem nada de produção, ok?)

Fiz a fantasia de carnaval dos meus filhos - saia vermelha

A Elena usa um cetro com uma pedra azul na ponta, fonte dos seus poderes. Para o de casa, eu usei dois tubos plásticos (destes que vêm com confete de chocolate dentro), o mesmo papel dourado que usei na saia da Moana, os esmaltes e a ponta de uma lanterna, que estava quebrada, aqui de casa.

Pintei a lanterna por dentro com o esmalte.

Fiz a fantasia de carnaval dos meus filhos - ponta do bastao

Uni os dois tubos com fita adesiva e cobri com o papel dourado. Prendi a ponta e estava pronto um cetro que não ficou lindo, mas funcionou na fantasia. Até porque, quem disse que minha filha iria passar o baile de Carnaval segurando um cetro? Claaro que não!

Fiz a fantasia de carnaval dos meus filhos - bastao

O toque final da fantasia foi com o rabo de cavalo falso que eu pedi emprestado de uma tia. Com uma flor e a fita dourada, ficou igualzinha!

Fiz a fantasia de carnaval dos meus filhos - Cabelo moana

Não tem foto disso, mas na hora de experimentar o cabelo falso, a Potcho ficou andando pela casa de pescoço duro e a cabeça meio tombada por causa do peso do cabelo rsrsrs. Outro item que seria rapidamente substituído na escola pelo cabelo dela mesmo.

Herói Minecraft

Antes tenho que agradecer ao meu filho, Pocoyo. Afinal, ele poderia ter escolhido ir de Angry Birds, ou de Enderman no baile de Carnaval, e eu teria muito mais trabalho. Mas ele quis se fantasiar de Authentic Games. Este aqui, ó:

authentic

Me explica quem em sã consciência faz um personagem que usa camisa xadrez verde? Fãs, me desculpem, mas eu achei xadrez vermelho, azul e até amarelo. Mas verde foi uma dificuldade. Fui parar no brechó do Exército da Salvação e lá estava uma bendita camiseta, dois números menores que o tamanho do meu filho. Arrisquei mesmo assim. Serviu. Aberta. Mas serviu.

O passo seguinte, foi criar o fone de ouvido. Usei pedaços de papel cartão duro preto e azul, cola de silicone, tesoura e dois potes plásticos para desenhar o formato (pra quê régua, quando você precisa de praticidade, né?).

Fiz os quadrados bem grandes, para destacar mesmo o fato de o Authentic ser um personagem. Em seguida, colei a montagem num fone de ouvido mais antigo que tenho em casa. Novamente a cola de silicone deu conta do recado!

Fiz a fantasia de carnaval dos meus filhos - fone

Para terminar, o personagem usa uma calça, que eu substituí por bermuda por conta do calor, com um quadriculado na parte de cima. Usei fita adesiva branca, mas poderia ser fita crepe mesmo.

O resultado ficou médio, mas dá para o gasto. Se você tiver mais paciência e talento que eu, pode fazer o quadriculado pintando papel adesivo com tinta acrílica. Depois, é só colar o papel na bermuda. Vai durar um baile de Carnaval só. Talvez dois. Mas esta é a ideia mesmo.

Fiz a fantasia de carnaval dos meus filhos - bermuda

E, finalmente, depois de usar um tempinho aqui, outro alí, ao longo de uma semana, fiz as três fantasias!

Fiz a fantasia de carnaval dos meus filhos - fantasias prontas

Se você tem mais tempo, dá para fazer ao menos uma delas para este Carnaval ainda. Que tal, ein? Eu gostei do meu resultado final. Ano que vem, vou fazer de novo as fantasias de Carnaval. Mas talvez eu dê opções para meus filhos rsrsrs. Até!

Volta e meia nós publicamos aqui, além das brincadeiras, artesanato, decoração e fantasias em datas especiais que se tornam verdadeiros brinquedos e inspiram muitas brincadeiras. Acompanhe tudo que colocamos aqui, fazendo parte gratuitamente da nossa Newsletter. Você se inscreve e recebe uma vez por semana nossos posts em seu e-mail.

+ Nenhum comentário

Deixe seu comentário


E aí, o que você achou?