Uma caixinha surpresa para a coordenação motora do bebê de 9 a 18 meses


Uma das coisas que eu mais gosto quando faço brincadeiras com bebês é observar a descoberta, a experiência acontecendo. Se você prestar atenção dá para entender até o “passo-a-passo” que eles adotam para compreender algo novo que é apresentado. E cada um é diferente. Uns mais afoitos, já querem fazer, mesmo não sabendo bem como. Outros observadores, querem que os adultos façam primeiro. Tem os testadores, que vão testando várias possibilidades e não gostam que a gente faça por eles. E há muitos outros jeitos de o bebê aproveitar uma brincadeira.

Por isso, o resultado em si das brincadeiras acabam ficando em segundo plano. Tanto faz se ele conseguiu ou não chegar ao suposto resultado no final. O caminho é que vale à pena.

Assim é, por exemplo, com esta brincadeira que eu fiz com a Yukari, na época com 10 meses, e a mamãe Tiemi, que envolve coordenação motora fina, exercício para o movimento de pinça e resolução de problemas. A gente pode ajudar bastante no desenvolvimento destas habilidades com brincadeiras no dia a dia.

Para montar esta caixinha surpresa para a coordenação motora, você vai precisar de uma caixa pequena de papelão, tesoura ou uma chave de fenda para fazer os furos e limpadores de cachimbo coloridos ou, se for difícil de encontrar, canudos de papel duro (os canudos de plástico comuns flexionam com facilidade e dificultam a brincadeira).

IMG_8185

Esta foto aí em cima é do kit de Lembranças de Aniversário Tempojunto Maozinhas Habilidosas. Se você estiver pensando na festa de aniversário do seu bebê, esta é uma sugestão bem criativa de lembrança, com materiais mais complicados de encontrar no mercado (pausa para nosso comercial 😉 ).

Antes de começar a brincadeira, você vai preparar a caixinha, fazendo furos nela, com a tesoura ou a chave de fenda. É importante que os furos sejam mais largos que o canudo ou o limpador de cachimbo. Pronto! Está feito o brinquedo. A Patricia Marinho fez um post com uma brincadeira parecida, usando uma lata vazia. Mas no caso dela, a atividade era para o bebê puxar todos os limpadores que já estavam colocados na latinha.

Aqui é diferente. A Tiemi apresentou a caixinha e o limpador separados para a Yuyu, para ver o que ela faria. A primeira reação foi sentir a textura e observar as cores dos limpadores.

Jogo de encaixe para estimular a coordenação dos bebês - bebe olhando o brinquedo

Em seguida, depois de um tempinho de exploração dos materiais, a mamãe Tiemi mostrou a caixinha e chamou atenção para os furos. Dependendo da etapa de desenvolvimento do bebê ele irá tentar colocar o limpador nos buracos. A Yukari tentou.

Jogo de encaixe para estimular a coordenação dos bebês - bebe olhando a mae encaixar os puxadores

Eu pedi, então, para a Tiemi colocar um limpador no furo, atravessando a caixa e mostrar para ela. Na hora a bebê resolveu tirar o limpador. E assim, a brincadeira teve uma segunda etapa, com a mamãe colocando os limpadores e a Yu tirando. Olha a concentração da mocinha!

Jogo de encaixe para estimular a coordenação dos bebês - bebe encaixando os limpadores

No final, ela começou a entender e resolveu testar colocar o limpador no buraco sozinha. Olha que fofa!

Jogo de encaixe para estimular a coordenação dos bebês - bebe concentrada com os puxadores

Esta é uma brincadeira que pode ser repetida inúmeras vezes e, conforme o tempo passa, você poderá acompanhar as mudanças de atitude do bebê frente a estes materiais. Olha, deu dó ter que parar de brincar para fazermos outras fotos! Ah! Outro detalhe. A caixinha e os canudos ou limpadores cabem na bolsa e você pode usar para brincar com seu bebê no ônibus, na sala de espera do pediatra, no restaurante ou quando for visitar alguém! Prático, né?

A cada 15 dias, sempre às quintas-feiras, eu escrevo aqui sobre brincadeiras e atividades que você pode fazer para desenvolver seu bebê de um jeito fácil, divertido e usando os materiais e o tempo que você tem na sua casa. Para não perder nossas atualizações, faça parte da nossa Newsletter. É gratuito e você fica sabendo de tudinho o que acontece aqui num e-mail semanal.

13 Comments

Comente
  1. 3
    claudete martins baltazar

    Adorei a dicas…sou professora e este ano estarei com o berçário 2 pela primeira vez….me ajudou muito.

  2. 5
    Volnice

    Adoro as novidades .Trabalho com bebês.
    Crianças de 0 a 05 anos.Escola Bilíngue.
    Se tiver novidades pra desenvolver também a linguagem em inglês, ficarei feliz
    .

    • 6
      Patrícia Marinho

      Oi Volnice,

      Obrigada pelo comentário. Temos dicas de atividades para desenvolver a linguagem, mas nada específico sobre inglês. Pena que não conseguimos ajudar desta vez.

      Beijos e volte sempre,

      Patrícia

  3. 9
    Analu dos Santos

    Sou educadora e desenvolvo atividade em Artes Visuais, Jogos, brinquedos e brincadeiras com crianças de 04 meses a 3 anos. Parabéns, amei muitas ideias e outras posso adaptar. Muita luz em seu caminho.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.