Brinquedo feito em casa para estimular a coordenação motora fina


Coordenação motora fina. Taí uma expressão que eu já conhecia, mas só fui prestar atenção depois que tive filhos. Diz respeito ao uso dos pequenos músculos do nosso corpo que permitem, entre outras coisas, escrever, desenhar, coordenar os movimentos das mãos e dos olhos, etc. A gente pode ajudar bastante a desenvolver esta habilidade tão fundamental com as brincadeiras. No exemplo de hoje, bastam poucos materiais e você consegue ter um brinquedo feito em casa para estimular a coordenação motora fina.

Os itens que separei hoje do meu armário de materiais foram:
. Uma lata vazia de nescau
. Fita duct tape para decorar a lata
. Limpadores de cachimbo coloridos
. Palitos de picolé coloridos
Usei também uma tesoura.

Brinquedo feito em casa para estimular a coordenação motora fina - material

E se por acaso você não tem estes materiais em casa, a Coleção Já Sei Sentar, te ajuda. A coleção traz todos os materiais e instruções para você fazer 36 brincadeiras, seis por mês, com seu bebê, como esta daqui.

O brinquedo consiste em decorar a lata e fazer alguns furos na tampa (usei a tesoura para isso). Passei os limpadores de cachimbo nos furos menores e o resultado final foi esse aí.

Brinquedo feito em casa para estimular a coordenação motora fina - brinquedo pronto

Coloque na frente da Gabi e bastou eu puxar um para ela sair mexendo em todos, com os dedos das mãos fazendo uma pinça fofa.

como estimular a coordenação motora fina - tirar o limpador de cachimbocomo estimular a coordenação motora fina - puxando a lata

Ela realmente se entusiasmou e resolveu tirar tuuuuudo.

como estimular a coordenação motora fina - tirando o limpador de cachimbo

E ondem entram os palitos de picolé? Bem, eu fiz um brinquedo dois em um. Além de brincar de retirar (e mais tarde colocar) os limpadores de cachimbo, fiz um furo maior no meio da tampa da lata para a Gabi brincar de encaixar os palitos coloridos.

como estimular a coordenação motora fina - gabi botando o palito de picolé

A gente vai falar bastante sobre desenvolver a coordenação motora das crianças aqui no blog. No caso dos bebês, é possível começar quando eles são bem pequenos e começam a segurar os objetos com as mãos. O post sobre uso dos brinquedos de encaixar e sobre o quadro sensorial para bebês mostram isso. Já com as crianças maiores, o tema será assunto de uma coluna mensal aos domingos. A primeira foi a da Gincana do Desenvolvimento para crianças de 3 a 5 anos. Vale a leitura :)

Precisa de ajuda para montar, em casa, um espaço de brinquedos para o seu bebê? Clique aqui e cadastre-se para receber, gratuitamente o ebook Como montar uma área de brincar para bebês. Você vai saber como usar o espaço disponível em casa, mesmo que seja um apartamento pequeno, para ter uma área estimulante. Vai ver também quais brinquedos ter neste espaço e porquê.

Ebook area de brincar_1

14 Comments

Add yours
  1. 1
    Renata

    Olá… Sou sua fã…kkk…moro na Zona Norte de São Paulo.E tenho o Pedro de 1ano e 3 meses.Já fiz algumas brincadeiras q vc indica.Porém não consigo achar esses limpadores de cachimbo coloridos.Onde posso encontra-los?
    Bjs…e obrigada pelas dicas…

    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Renata, obrigada! Que bom que você curte a gente. Os limpadores de cachimbo (ou haste de chenille) não são muito fáceis de achar mesmo não. Você consegue encontrar em sites na internet. Um lugar que costuma ter é a @pikabuu_store (este é perfil no Instagram). Elas entregam em todo o brasil. O whatsapp para encomendas é o (11) 94593-1577

    • 4
      Patrícia Marinho

      Oi Flavia,

      Trata-se de um material muito usado nos Estados Unidos para atividades manuais, especialmente com crianças, que está começando a aparecer mais aqui no Brasil. Você consegue encontrar pesquisando online por Limpadores de Cachimbo (pipe cleaners em inglês) ou por hastes de chenille.

  2. 5
    PRISCILA

    Excelente, pois trabalho com crianças de inclusão que tem a coordenação motora bem comprometida, adorei as dicas … e achei otimo para trabalhar com crianças agitadas pois elas adoram mexer com coisas diferentes … muito obrigada….

  3. 7
    eveline

    Adorei as atividades .Gostaria de receber novas atividades para estimular a coordenação motora fina. Att : Eveline.

    • 8
      Patrícia Marinho

      Olá Eveline,
      Obrigada pelo interesse. A gente não consegue mandar ideias específicas de um tema. Se quiser receber o nosso email semanal com o resumo do que postamos no blog, com ideias dos mais diferente tipos, é só se cadastrar e entrar na nossa lista. É grátis. o link para o cadastro é este aqui:
      http://bit.ly/Cadastro_Newsletter_Banner.

      Agora, para saber mais sobre o que já publicamos sobre coordenação motora fina, você tanto pode colocar a a expressão no nosso campo de busca (vários posts vão aparecer no resultado), quanto dar uma olhada na Pasta Coordenação Motora Fina que temos no Pinterest do Tempojunto.

      Beijos,
      Patrícia

    • 10
      Patrícia Marinho

      Esses eu trouxe de uma viagem que fiz para o exterior, mas você encontra em sites de ecommerce como “Haste de Chenille”. Coloca no Google esse termo que você encontra.

    • 12
      Patrícia Marinho

      Oi Lilian,
      Em gelar você encontra em sites especializados em artesanato. Procure por “hastes de chenille” no google que você vai encontrar algumas opções, ok?
      Vale a pena comprar. Eles são ótimos!
      Beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment