Como fazer uma bússola de sol


Quem segue o Tempojunto sabe que tem brincadeira nova todo dia por aqui. Volta e meia alguém me pergunta: mas como você consegue ser tão criativa? Eu respondo que não sou criativa, mas que pesquiso muito. A maioria das nossas referências estão no perfil do Pinterest do Tempojunto. Além disso, consulto muito as dezenas de livros de atividades que tenho em casa. Uma das últimas aquisições foi o livro Veja como se faz. Foi de lá que saiu a ideia para a atividade de hoje.

Como fazer uma bússola de sol

Eu sempre me impressiono quando viajo para o Estados Unidos e tem lá na saída do metrô “NE corner” (esquina noroeste) e todos os gringos parecem saber o que isso significa. Eles realmente usam os pontos cardeais para se locomover na cidade. Eu confesso que ainda tenho dúvidas sobre onde fica a zona oeste de São Paulo rsrsrs.

Quando eu vi a atividade sobre como fazer uma bússola, aproveitando um dia de sol, achei que seria uma ótima oportunidade de fazer um experimento com a Carol e meus sobrinhos, todos maiores de 12 anos. Não só eu poderia testar o conhecimento deles sobre os pontos cardeais, como propor um atividade fora da rotina para tornar o dia mais interessante. Afinal, o relógio de sol já tinha feito sucesso por aqui.

Bastou colocar o graveto para o relógio “começar a funcionar”!

Para fazer sua bússola, você vai precisar de um graveto e 4 pedras.

O primeiro passo é pegar um graveto e espetar num chão de areia ou grama. O sol vai deixar uma sombra no chão. Pegue uma pedra e coloque no final da sombra.

Como fazer uma bússola de sol - pedra final da sombra

Com o passar do tempo, o final da sombra se desloca. Espere 15 minutos e coloque outra pedra no final da sombra.

Como fazer uma bússola de sol - pedra final da sombra depois de um tempo

Pergunte para as crianças se elas sabem como identificar o leste e o oeste. Dependendo da idade das crianças, pode ser que elas saibam que o sol nasce no leste e se põe no oeste. Pois o deslocamento da sombra do graveto reflete isso. Quando o sol se move, o fim da sombra vai se mover em direção oposta ao por do sol. Com isso,  a primeira pedra indica a direção do oeste e a segunda a do leste.

Daí é só colocar a pedra de cima, que indica o Pólo Norte.

Como fazer uma bússola de sol - pedras nos pontos

E por fim a última pedra, que indica o Pólo Sul.

Como fazer uma bússola de sol - pontos cardeais

Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

Afiliados

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.