Brincadeiras na pracinha com crianças pequenas


Era só uma manhã no tanque de areia, mas virou uma aventura. Isso porque, como moro em apartamento, preciso aproveitar ao máximo o dia de brincadeiras na pracinha para fazer do contato com a natureza uma experiência memorável para as meninas.

Os muitos benefícios de brincar na areia

No post Brincar na areia é diversão para qualquer idade, a Patcamargo fala sobre os benefícios de deixar as crianças brincarem na areia.Com essa ideia na cabeça, escolhemos ir brincar no Parque Severo Gomes, em São Paulo, porque lá tem um ótimo e limpo, tanque de areia.

Para transformar um dia comum numa ocasião extraordinária, começo planejando o que eu posso levar de casa para incentivar o brincar livre da Gabi.

Dessa vez eu levei o tradicional kit de baldinho e pazinha e mais uma lupa e miniaturas de animais. Com isso eu tenho várias alternativas de convites para brincar.

Primeiro passamos um tempo no brinquedão do parquinho. Confesso que nem fotografei porque estava brincando com a Gabi. Assim, tivemos o nosso tempo de gangorra, escorrega e trepa-trepa.

Depois foi a vez da areia. Começamos com castelo e daí partimos novas ideias de como brincar na areia.

1. Enterrar brinquedos

Lembra as miniaturas que foram na bolsa? A Gabi resolveu que o melhor jeito de brincar com eles era enterrar e desenterrar.

Brincadeiras na pracinha com crianças pequenas - gabi na areia

Durante a escavação, a Gabi percebeu que a areia ficava diferente. Explicamos que, quanto mais funda a areia, mas úmida ela era. Daí nasceu a brincadeira 2.

2. “Mergulho” na areia

A Gabi percebeu que realmente havia muita diferença na areia e resolveu brincar de “mergulhar”. Cada pulo na areia úmida virou um mergulho.

Brincadeiras na pracinha com crianças pequenas - gabi mergulhando

3. Caça aos bichinhos

Quando a diversão na areia acabou, foi a hora de usar a lupa para procurar bichinhos na natureza. Formigas foram a nossa maior descoberta.

Brincadeiras na pracinha com crianças pequenas - gabi com a lupa

4. Trilha de aventura

Antes de ir para casa, ainda deu tempo de fazer uma trilha pela mata, sempre comigo falando “o que será que tem aí na frente”. Nessa hora, até ver que o chão era coberta de pedras, folhas e gravetos foi uma descoberta e tanto!

Brincadeiras na pracinha com crianças pequenas - gabi correndo

 

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

2 Comments

Comente
  1. 1
    Flavia

    Tenho um bebê de 6 meses e gostaria de receber atividades unam brincadeira e aprendizagem.
    Parabéns pela iniciativa! Muitas pessoas tem vontade de iniciar uma brincadeira para interagir com a criança, mas não se recorda como era brincar.

    • 2
      Patrícia Marinho

      Olá Flavia,
      Obrigada pelo interesse. A gente não consegue mandar ideias específicas de uma faixa etária. Se quiser receber o nosso email semanal com o resumo do que postamos no blog, com ideias para todas as faixas etárias, é só se cadastrar e entrar na nossa lista. É grátis. o link para o cadastro é este aqui:
      http://bit.ly/Cadastro_Newsletter_Banner
      Beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.