Brincadeira diferente de esconde-esconde para lugares pequenos

Brincadeira diferente de esconde-esconde para lugares pequenos


 

By patcamargo

Se tem uma coisa que eu gosto é aprender uma brincadeira nova com as próprias crianças e depois perceber que a brincadeira funciona em vários grupos diferentes de crianças. Foi assim com o Ninja-HO!, que a filha da Patricia Marinho, a Carol, ensinou neste vídeo da série Brincar para Quê.

Ou na brincadeira de piscina com palavras, que aprendi com as crianças aqui do prédio.

Brincar de A Palavra na Piscina e estimular o cérebro - menina pulando

A brincadeira de hoje eu também aprendi observando as crianças aqui do prédio brincarem. Eu batizei de Esconde-esconde Múmia. O pessoal que estava brincando tinha entre 9 e 11 anos. Mas eu brinquei com meus filhos e os amiguinhos deles da escola – todos na faixa de 5 a 7 anos – e deu muito certo. Foi bem divertido. Eu brinquei e a mamãe dos amiguinhos também e rimos até!

A regra deste esconde-esconde é a seguinte. Quem bate-cara (quem conta) precisa ficar parado no lugar para encontrar as pessoas. Só vale se abaixar ou se esticar para qualquer lado na intenção de tentar encontrar alguém. Mas não pode sair do lugar.

Você também pode tentar adivinhar onde alguém está escondido. Se você acha que encontrou alguém, precisa dizer o nome da pessoa (olha que ótimo para que as crianças conheçam o nome umas das outras) e o lugar onde está escondido. Se errar, a pessoa pode sair do esconderijo e está salva. Se acertar, a pessoa está pega e será a próxima a bater cara.

Se quem está encontrando errar todas (acredite, aconteceu comigo! Brincando com crianças de 5 anos!!!!) tem que bater cara de novo. Se ele acertar todas, ganha o “prêmio máximo” e pode escolher quem será o próximo a bater cara.

Explicando melhor, dá uma olhada na foto que eu fiz, com a visão que eu tinha do parquinho, com todos escondidos.

Esconde esconde lugares pequenos - brinquedao

 

Esconde esconde lugares pequenos - parquinho

Agora, veja de novo as duas fotos, mas eu pedi que o pessoal escondido mostrasse um pedacinho de si. Vocês conseguem ver onde está todo mundo?

Esconde esconde lugares pequenos - brinquedao com pe aparecendo

 

Esconde esconde lugares pequenos - casinha com bracos aparecendo

Não achou ainda? Meu filho e o amiguinho estavam no escorrega azul

Esconde esconde lugares pequenos - henrique escondido brinquedao azul

O bom desta brincadeira é ser perfeita para lugares pequenos e mesmo dentro de casa ela vai muito bem!

Esta foi a dica de hoje. Uma brincadeira versátil, para dias de sol ou de chuva, ao ar livre ou dentro de casa e que funciona com várias idades e jeitos das crianças. Bóra brincar!

Toda quarta estou por aqui contando minhas peripécias com meus filhos. Para não perder nenhuma, inscreva-se na Newsletter do Tempojunto. É grátis e a gente só te escreve uma vez por semana, contando todas as novidades!

3 comentários

Deixe seu comentário

+ E aí, o que você achou?