Brincar de pintura com bexiga para um dia ao ar livre


 

By patcamargo

Chega ao fim minha série de desafios de arte com muita animação para os meus filhos. Ahhhhhhh! Mas eu voltarei com outros destes porque nos divertimos muito!

Para encerrar, eu resolvi testar uma versão de uma pintura com bexiga que fiz há muito tempo com meus filhos. Na época, brincamos de estourar bexigas cheias de tinta dentro de grandes caixas de papelão. Eu também já usei a bexiga cheia como carimbo. Olha o efeito.

resultado bexiga 1

Desta vez, para esta arte mais “baguncenta”, usei bexigas (ou balões), tinta guache, água, alfinetes, placa de isopor de 1,5cm (que poderia ser substituído por um pedaço grande de cartolina ou papel cartão branco e garfos.

Brincar de pintura com bexiga para um dia ao ar livre - materiais

Brincar de pintura com bexiga para um dia ao ar livre - alfinete

Na brincadeira original, as bexigas eram estouradas com dardos, destes de acerte o alvo, com a ponta bem afiada. Mas não achei muito seguro para os meus filhos, especialmente as meninas que ainda têm 5 e 6 anos e poderiam se machucar na correria. Por isso, minha solução foram garfos. Eles estão acostumados a comer com garfo em casa e já os manejam com segurança.

No seu caso, se garfos ainda são estranhos aos seus filhos, você pode substituir lápis com ponta ou optar por você conduzir esta parte da brincadeira.

Bem, comecei preparando as bexigas, colocando em cada uma, com uma seringa sem agulha, uma mistura de água e tinta guache. Cada bexiga é cheia com uma cor diferente. No meu caso, fiz seis delas.

Brincar de pintura com bexiga para um dia ao ar livre - seringa

Brincar de pintura com bexiga para um dia ao ar livre - bico da bexiga

Brincar de pintura com bexiga para um dia ao ar livre - bexiga cheia

Prendi cada uma, com o alfinete, na placa de isopor de 1,5cm. Então, chamei as crianças para explicar a brincadeira. Aqui, eles prontinhos para começar.

Brincar de pintura com bexiga para um dia ao ar livre - criancas com o garfo

Todos contentes? Nem tanto…

Para dar mais dinâmica na brincadeira, eu expliquei que eles ficariam longe da placa de isopor e quando eu desse o sinal, correriam em direção a ela para estourar a bexiga com o garfo. Cada um tinha 2 bexigas para estourar e veríamos como ficariam os desenhos formados no isopor. Dada a largada, vejam o que aconteceu:

Brincar de pintura com bexiga para um dia ao ar livre - criancas estourando a bexiga

Foi uma explosão de cores divertidas e surpreendentes porque eu não coloquei a tinta correspondente à cor da bexiga. Troquei propositadamente.

Brincar de pintura com bexiga para um dia ao ar livre - criancas olhando a tinta que explodiu

Brincar de pintura com bexiga para um dia ao ar livre - criancas pintando

Mas nem todos os meus filhos curtiram o resultado final. A Cururuca ficou chateada porque achou que tinham poucas bexigas e poucas cores para explodir. Isso e considerando que ela estava com sono, resultou num chororô momentâneo.

Brincar de pintura com bexiga para um dia ao ar livre - cururuca chorando

Acontece. Mas logo os irmãos começaram a brincar de furar o isopor com o garfo, a brincadeira mudou e a Cururuca se alegrou e brincou numa boa.

Tem outras atividades surpreendentes como esta no e-book Brincadeiras Simples e Surpreendentes para Crianças de 3 a 6 anos do Tempojunto. Dá uma olhada que lá têm dicas tanto para brincar fora de casa, quanto dentro de casa e várias atividades de artes muito legais quanto esta.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.