Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha


 

By patcamargo

O brinquedo caseiro proporciona dois momentos de diversão: quando você o constrói e quando brinca. Às vezes eu acho difícil identificar qual momento será mais interessante para os meus filhos, quando eu escolho algum para fazermos juntos em casa. No caso deste fantoche diferente posso dizer com certeza que foi um empate. Criá-lo foi surpreendente e brincar depois gerou várias risadas e histórias.

Eu particularmente gostei deste formato de fantoche que você usa seus dedos para movimentar cada perna do animal escolhido, deixando-o cheio de bossa para andar. As crianças se encantaram e como os dedos deles ainda são pequenos, a brincadeira ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e força nas articulações de mãos e braços.

Nós escolhemos a girafa e seguimos as instruções de um episódio que assistimos do programa Art Attack, que atualmente é exibido no canal Disney Júnior.

Para fazer este fantoche, você vai usar:

6 rolos de papel toalha ou 8 de papel higiênico (melhor começar a guardar já)
Lápis
Tinta guache colorida
Pincel
Uma mistura de cola e água em artes iguais
Cola branca
Tiras de jornal velho
Fita crepe
Tesouro

Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha - materiais

A cabeça é o início de tudo

A primeira coisa que vamos fazer é a cabeça e o pescoço da girafa. Corte um rolo de papel toalha ao meio na horizontal e depois corte um na vertical. Pegue a peça, abra e faça o desenho da cabeça da girafa.

Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha - rolo cortado

Do lado de cada orelha, desenhe dois traços diagonais, formando um triângulo com a base do rolo. Vai ficar deste jeito:

Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha - desenho e corte da girafa

Como você percebeu na foto acima, os dois traços extras no desenho do rosto da girafa servem como abas para fechar a cabeça.

Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha - girafa colada

Com a outra metade do rolo de papel toalha, também aberto na vertical, enrole um cone e prenda com fita crepe. Prenda a cabeça e o pescoço também com fita.

Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha - cabeca e pescoco colados

Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha - cabeca e pescoco colados 2

Movimento das pernas

Com outra metade do tubo de papel toalha ou um rolo de papel higiênico vazio, também aberto pela metade na vertical, desenhe um semi-círculo e uma “vela acesa”. Estes serão o corpo e a cauda da girafa.

Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha - rolos cortados

Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha - desenho vela acesa

Corte e prenda uma tira de papel da parte do rolo que sobrou, formando uma alça na parte de trás do corpo.

Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha - alça formada na parte do corpo

Para finalizar esta primeira etapa da montagem, pegue mais 4 metades de tubo de papel toalha ou 4 rolos de papel higiênicos. Mais uma vez abra-os pela vertical e enrole-os formando quatro tubinhos da espessura suficiente para caber seu dedo. Prenda com fita crepe e você terá as 4 patas da girafa.

Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha - pernas e corpo resultado

Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha - pernas e corpo prontos

Para o fantoche da girafa ficar bem firme, eu usei a técnica de papel machê simples, usando uma mistura de cola branca e água, na mesma proporção e pedaços de jornal. Eu embebi os pedaços de jornal na mistura e fui colando os pedacinhos, cobrindo toda a cabeça, pescoço, pernas e corpo da girafa. Só deixei sem jornal a orelha, chifres e a cauda.

Não tirei fotos porque esta parte é bem melenta e eu acabei não pegando a câmera. Mas é um momento legal para chamar as crianças pequenas para participar da confecção do fantoche. Quem quiser se lambuzar menos, pode usar um pincel para passar a mistura de cola e água nos pedaços de jornal.

Mas olha como ficou depois de seco. Eu esperei 12 horas.

Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha - partes com papel de jornal

Um jeito diferente de controlar

Em seguida, veio a parte decorativa do fantoche: pintar de amarelo bem forte toda a girafa e depois fazer grandes e pequenos quadrados e retângulos pelo corpo dela, em marrom, para formar as manchas. Olha que fofo!

Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha - Girafa pintada

Por fim, eu usei canetinha hidrográfica escura (preto, cinza e marrom) para finalizar os detalhes de olho, nariz e cascos. Está pronto um fantoche diferente feito de tubos e rolos de papel.

Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha - sofia montando a girafa

Mas o que eu achei mais interessante neste fantoche e que me atraiu para fazê-lo é a forma de manipulá-lo. Você vai passar os dedos indicador, médio e anelar e metade da sua mão pelo corpo da girafa, deixando a cauda virada para seu braço. Em seguida, encaixe os dedos indicador e médio no pescoço da girafa, passando pelo buraco que você abriu antes.

Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha - girafa como fantoch

Só então, encaixe as patas da girafa nos seus dedos indicador, médio, polegar e mínimo. Deste jeito, você consegue manipular de um jeito diferente e divertido, criando histórias para as crianças com a girafa Giramundo (este foi o nome que escolhemos aqui).

Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha - sofia brincando com a girafa

Sabe que eu achei muito inventivo este fantoche. Bem diferente. Se você pesquisar no blog, encontrará vários outros exemplos de brinquedos caseiros feitos com material reciclado. Ou você pode ser inscrever gratuitamente em nossa Newsletter e receber semanalmente um e-mail com nossas novidades e as brincadeiras que publicamos.

+ There are no comments

Add yours