Blocos de montar renovados para brincar e desenvolver o raciocínio do seu bebê


Quando temos bebês em casa, em geral não resistimos e compramos vários brinquedinhos para interagir com ele. Ou então ganhamos e herdamos dos filhos de parentes e amigos. E pode acontecer de ficarmos com muita coisa parada, encostada num canto por falta de uso ou porque a criança não vê mais graça naquele objeto.
Se este é seu caso, então antes de tudo, vale à pena ler o post em que falamos sobre os brinquedos ideais para os bebês, conforme sua etapa da desenvolvimento. Você verá que não são necessários tantos assim.

E a outra dica é buscar formas de reciclar, ou melhor dizendo, encontrar novas formas de brincar com os mesmos objetos que você tem em casa. A Patricia Marinho, por exemplo, já escreveu sobre usar tampas de panelinhas como brinquedos para bebês.

Hoje eu vou pegar carona na dica que a Lily Grillo nos mandou pelo Facebook, que ela viu no 5-minute Crafts: usar cubos de montar para criar um brinquedo para desenvolver o raciocínio do seu bebê.

Brinquedo caseiro que provoca o raciocínio dos bebês_printable_dado primeiro plano e peças atras

Eu gostei muito da ideia, mas como já não tenho bebês em casa, os cubos de montar (destes de borracha ou plástico) que tínhamos foram doados. Se este também é seu caso, não tem problema. Nós criamos um PDF gratuito para você baixar, recortar, colar e montar os cubos de papel. Se este é seu caso, comece aqui a criar seus cubos divertidos, clicando e baixando o PDF.

PDF – Cubo Divertido Tempojunto

Além do PDF, você vai precisar de cola, tesoura e uma folha de papel cartão, cartolina ou uma caixa mais fina, destas de brinquedos ou de presentes.

Imprima o PDF Cubos Tempojunto para Montar e cole na folha de papel mais resistente. Espere secar bem e recorte o cubo. Dobre nas linhas indicadas, cole as abas brancas e monte seu cubo, como na foto.

Brinquedo caseiro que provoca o raciocínio dos bebês_printable_dado colado no papel cartão

Brinquedo caseiro que provoca o raciocínio dos bebês_printable_dado pronto com dados abertos no fundo

Prontinho! Você terá três cubos para brincar com seu bebê de montar e desmontar cada uma das figuras. Vocês podem montar na sequência das cores, ou misturá-las, formando novos personagens. Que tal inventar e contar para seu filho quem são, quais os nomes e o que fazem cada um dos bonequinhos?

Reaproveitando e reciclando

Caso você tenha estes cubos de plástico ou borracha (existem de madeira também), você vai precisar de tesoura, fita adesiva e este outro PDF gratuito aqui:

PDF – Imagens para Cubo Divertido Tempojunto

Olha que gracinha que são nossos mascotinhos de brincadeiras!

Brinquedo caseiro que provoca o raciocínio dos bebês_printable_segurando a folha

Imprima o PDF, recorte e prenda com fita adesiva cada parte em um lado do cubo. Você precisará de três cubos para brincar.

Feito isso, é só mostrar para seu bebê e começar a diversão!

Outra alternativa ainda é somente imprimir o PDF, recortar e brincar com as imagens soltas mesmo, criando diferentes figuras. Dá para formar várias opções.

Brinquedo caseiro que provoca o raciocínio dos bebês_printable_peças trocadas

Com esta brincadeira, além de seu bebê reconhecer partes do corpo, ele também treinará o raciocínio para encontrar as figuras com as cores correspondentes. E também vai treinar a capacidade de flexionar regras, mudando as sequências, criando figuras com cores diferentes e comprovando que é possível “sair da caixa” e pensar diferente do que é comum ou esperado.

Que tal? Tem sempre uma sugestão nova para bebês pequenos aqui no blog. Se você não quer correr o risco de perder, inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

8 Comentários

Deixe sua opinião
  1. 1
    Elielton

    Muito bom! Minha esposa me notificou sobre este site e vim. Gostei do que vi! Tenho certeza que essas dicas vão ajudar muitos pais e mães a se divertirem com seus filhos com os recursos que têm em casa, sem se preocupar em gastar com brinquedos caros e que por muitas vezes ficam de lado. Nossas crianças realmente não precisam de muito, elas precisam de atenção e o momento que tivermos com elas será marcante! Criatividade é o que precisamos para gravar momentos maravilhosos com nossa família.

    • 2
      Patrícia Marinho

      Olá Elielton,
      Que bom que viramos assunto na sua casa. É muito bom ver um pai envolvido e preocupado com o desenvolvimento das crianças. A gente concorda que como muito pouco é possível ter momentos maravilhosos com os pequenos.
      Abraços e volte sempre, Patrícia

  2. 3
    Ariadna

    Ótima dica! Estarei de férias nos próximos dias. Vou utilizar essa ideia pra ficar mais pertinho da minha pequena e nos divertirmos juntas.

  3. 7
    Elena Aparecida Pereira

    Boa tarde

    Adoro seu blog, eu trabalho no Museu da Vida que fica em Curitiba, desenvolvemos atividades com as crianças de diversas idades, e o seu blog me auxilia muito com ideias para colocar em prática.
    Quando você tiver uma oportunidade, apareça para conhecer, certamente você e suas filhas irão adorar.

    Muito obrigada por compartilhar seus ensinamentos

    • 8
      Patrícia Marinho

      Olá Elena,

      Muito obrigada pelo convite e pelo carinho. Se tivermos oportunidade de ir a Curitiba vamos conhecer o Museu da Vida, sim, com certeza.
      Beijos e volte sempre,

      Patrícia

+ Deixe seu comentário