Como aprender matemática brincando


Depois que você se dá conta do quanto a brincadeira ajuda a desenvolver nossos filhos, percebe como aprender matemática brincando é mais simples e fácil do que a gente imagina. A matemática está em tudo!

As fases do aprendizado da matemática

Ensinar linguagem e raciocínio lógico está na base da proposta pedagógica de qualquer escola, mas é lógico que o conteúdo e a forma de ensinar variam de acordo com a idade da criança e a linha da escola. No entanto, quanto mais lúdico for o aprendizado, mais as crianças conseguem entender o significado do que é ensinado e mais facilmente elas assimilam o conteúdo.

Na idade da minha filha Gabi, que tem tem 3 anos, brincamos de contar os biscoitos do lanche, a quantidade de brinquedos no chão, as roupas que ela vai trocar depois do banho e até mesmo a pontuação de jogos simples. Ela usa o dedo para contar e já consegue fazer alguma associação entre a quantidade e o numeral que representa cada quantidade (ela olha para um 3 e sabe o que significa). Ou seja, durante o tempo de brincar ela aprende a contar e entende o significado dos números.

À medida que as crianças crescem, a matemática vai aparecendo oficialmente por trás dos jogos. Aqui em casa tivemos, por exemplo, tabuada do dominó.

você usa o dominó para fazer as contas da tabuada

Também tivemos vários jogos de dados que só funcionam para quem sabe contar bem.

Já experimentou jogar dados com as crianças - resultado

A nossa mais recente invenção, que jogamos TODA vez que vamos na padaria, é a Matemática da Comanda. A Carol gosta tanto que pede para jogar toda vez que tomamos café da manhã na padoca.

Tudo começou porque todo mundo que entra na padaria precisa pegar uma comanda numerada que é individual.

Como aprender matemática brincando - comanda

Como sempre estamos em família, temos sempre várias comandas na mesma.

Como aprender matemática brincando - comandas

O jogo consiste em criar fórmulas usando todos os números da comanda para ver quem consegue o maior número. A cada rodada, um dos participante sugere uma conta. Por exemplo:
. A soma se todos os 4 números.
. O primeiro número vezes o segundo menos o quarto.
. Dois primeiros números somados e multiplicados pelo terceiro

E por aí vai. Dá para encontrar inúmeras maneiras de usar as quatro operações. O vencedor da rodada pode ser quem conseguiu o maior ou o menor número, conforme tiver sido combinado no início do jogo.

Agora a Gabi vive falando que quer crescer logo para fazer o jogador da Matemática da Comanda com a gente.

Como aprender matemática brincando - gabi e carol com a comanda

Oi gente! Aqui é a Patcamargo dando pitaco no post da Patricia Marinho. Só para contar que em casa a gente também brinca com comandas da padaria, mas de outro jeito, já que os meus são pequenos: a gente brinca de qual comanda tem o maior número. Com isso, minhas filhas de 5 e 6 anos brincam com a grandeza dos números, ordem crescente e decrescente e acabam identificando números além da centena (em geral, nas escolas na idade delas, as crianças aprendem os números até 100). Que tal? Alternativa para crianças pequenas!

Se você quiser acompanhar todas as nossas dicas de brincadeiras, faça parte da nossa Newsletter Tempojunto. É gratuito e nossas dicas e novidades chegam a você semanalmente, por e-mail.

+ There are no comments

Add yours